Na semana passada, explicou-se o que seria a Direção de Arte no Cinema e na Televisão, para que se compreendesse o trabalho da Produção de Arte televisiva, que é o foco desta série de colunas, aqui semanalmente postadas, há aproximadamente um ano.
Viu-se que, na TV, a Produção de Arte é uma mistura dos cargos de Coordenador de Arte, Produtor de Objetos e Decorador de Set, trabalhando diretamente com os Designers Gráficos, Aderecistas e Contrarregras de cena e de Montagem. Como o Produtor de Arte também ajuda na conceituação visual do cenário e dos personagens juntamente com a cenografia e com direção dos programas, participando de toda a pesquisa referente ao texto (seja época ou atualidade), etiqueta, comportamento, hábitos e costumes, ele também exerce funções de um Diretor de Arte.
Mas como seria a Produção de Arte na Televisão na prática? E o dia-a-dia de um Produtor de Arte em uma novela?
O texto é o início de todo o processo, afinal, cabe ao Produtor de Arte traduzir as palavras do roteiro em imagens, de acordo com a visão do Diretor, e com a ajuda de outros departamentos como Figurino, Cenografia, Caracterização e Efeitos Visuais e Especiais. A palavra “imagens” tem um significado tão amplo quanto é o espectro do trabalho do Produtor de Arte, responsável tanto pela decoração de uma cidade cenográfica inteira, como pela escolha de uma simples carteira.
Logo no começo da pré-produção de uma série ou telenovela (ou seja, o período que antecede o início das gravações) o Produtor de Arte, assim como toda a equipe, recebe a sinopse do produto. Já na sinopse, o PA (abreviaremos assim o cargo nesta coluna) compreende a estória, a época em que a mesma se passa, familiariza-se com os personagens, identifica os principais cenários e projeta as futuras necessidades. A sinopse serve para dar o tom do projeto. Baseando-se na sinopse, os Departamentos de Direção, Produção, Fotografia, Cenografia, Figurino, Caracterização e Efeitos se reúnem para ouvir a visão do Diretor e também apresentar suas ideias e sugestões.
Este resumo apresentado pelo autor também serve para que os Departamentos formulem seus orçamentos de todo o período de pré-produção e gravação, e tentem se enquadrar nas estimativas feitas pelo Diretor de Produção da verba destinada a cada setor.
Também a partir da sinopse, os departamentos iniciam sua pesquisa do trabalho, recolhendo referências que servirão de base para toda a realização da produção.
Em sua complexidade, a pesquisa da Produção de Arte não se limita a recolher somente referências visuais, embora estas sejam de extrema importância. O cargo é responsável também pela pesquisa de comportamento, dos costumes (época e outros países), de etiqueta, da ortografia (inclusive de novelas de época, quando a ortografia era diferente da atual), profissões, artesanato, religião, indústria e sociedade. Em termos práticos, em uma novela como “Chocolate com Pimenta,” o PA fez toda uma pesquisa sobre: os costumes, o comportamento, a ortografia e a etiqueta da década de 20; sobre a vida em uma cidade do interior do sul do Brasil na mesma época; sobre como seria uma fábrica de chocolate no início do séc XX (maquinário, ferramentas, formas, etc); o dinheiro e o comércio da época, como eram as escolas, consultórios, salões de beleza, bancos e delegacias, entre outros estabelecimentos citados na sinopse do folhetim.
Em “Caminho das índias”, como outro exemplo, o PA não somente aprendeu sobre todos os costumes, hábitos, comportamento e religiões dos indianos, como também teve que pesquisar sobre os tratamentos de esquizofrenia no Brasil (devido à Clínica do Dr. Castanho, psicanalista interpretado por Stênio Garcia, que cuidou de Tarso, personagem de Bruno Gagliasso). Outros temas de pesquisa foram: a guarda municipal no Rio de Janeiro (Guarda Abel / Anderson Muller), a psicopatia da personagem Yvone (Letícia Sabatella), a vida dos indianos desafortunados em Dubai (Raul Cadore / Alexandre Borges, quando perde toda sua fortuna e passa a morar em containers com Gopal/André Gonçalves, seu motorista indiano); a vida de uma brasileira na Índia após casar-se com um indiano (Camila / Isis Valverde e Ravi / Caio Blat), além de outros temas levantados pela novela.
Na verdade, todos os departamentos criativos fazem a sua própria pesquisa. O Figurino pesquisa os trajes e vestuário de acordo com a época, nível social, idade, local entre outros fatores; a Cenografia pesquisa a arquitetura, o urbanismo, as tendências e a decoração dos interiores e exteriores de todos os ambientes e cenários citados na sinopse; a Caracterização aprende sobre os penteados e a maquiagem do período e localidade citado na história, acompanhando o figurino; e a Assistência de Direção por sua vez também pesquisa o tipo de figuração que poderia participar das cenas de acordo com a história descrita no resumo. A Produção de Arte se destaca por ter que pesquisar o universo da trama como um todo, envolvendo todas as particularidades de todos os departamentos.
O autor, por sua vez, também tem o seu pesquisador próprio e muitas vezes a Produção de Arte e a Pesquisa do Autor trocam e compartilham informações.
Então chegam os primeiros capítulos. O ideal é que se comecem as gravações com uma média de seis a doze capítulo; escritos. Quanto mais capítulos estiverem gravados e finalizados no momento da estreia do folhetim, mais “frente de gravação” (ou tempo de preparo e produção) a novela terá em seu corrido dia-a-dia. O ritmo é frenético, afinal de contas, colocar uma novela no ar significa produzir uma média de 300 minutos de conteúdo televisivo por semana, já que sua programação é de segunda a sábado. E estas semanas duram meses!
Durante os de pré-produção (a quantidade varia de acordo com a complexidade do produto), todos os departamentos se esmeram na preparação para a gravação dos primeiros capítulos do folhetim entregues pelo autor. Como estes são os capítulos que poderão realmente conquistar o público, que decidirá acompanhar ou não a estória até seus momentos finais, merecem todo o empenho e dedicação.
Após a estreia da telenovela, o tempo de pré-produção por capítulo cai drasticamente. A abundância de prazo se encerra. Geralmente, capítulos recebidos após a estreia precisam ser gravados, editados e sonorizados em apenas uma semana para irem ao ar (dependendo muito da organização do roteiro de gravação, entrega das cenas pelos autores, disponibilidade das locações, distribuição do elenco e da previsão do tempo, obviamente). É uma matemática de muitas variáveis.
E como são esmiuçados os capítulos pela Produção de Arte? Como são estudados? Como é feita a divisão de tarefas e prioridades? Não percam a coluna da próxima semana!!!!