O tema que abordaremos em nossa coluna semanal hoje será saúde bucal animal, uma das causas mais frequentes na rotina de clínica de pequenos animais.
Os tutores devem começara criar o hábito de periodicamente examinar a cavidade oral de seus pets, visto que vários problemas de saúde podem se iniciar na mesma, desde uma simples cárie ate problemas mais complexos.
Nesta avaliação o tutor deve estar atento a coloração da gengiva que nos cães se apresentam com uma tom rosáceo e nos gatos por proporcionalmente apresentarem uma quantidade de sangue corporal menor um rosa mais claro, presença de cálculos dentais, o famoso tártaro que além de causar uma halitose, pode ser o fator desencadeante de problemas como endocardioses, nódulos hepáticos e renais. Alterações na coloração, manchas ou nódulos em gengiva, bochechas, língua e palato, visto que tumores em cavidade oral são os terceiros mais frequentes na clínica de pequenos. Portanto, observada alguma destas alterações o ideal é que se leve o pet para uma consulta a fim de uma avaliação mais precisa e imediato tratamento.
Não podemos esquecer também de que uma boa prática de higiene bucal se faz necessária para os mesmos, devendo ser realizada com cremes dentais específicos para animais e ao menos três vezes por semana. Hoje temos também no mercado petiscos funcionais que são muito válidos para estes fins.
Boa semana a todos e até a próxima.