Hoje em nossa coluna semanal abordaremos o tema “asma felina”.
Em gatos a asma é uma bronquite de origem alérgica, que tem como seu principal sintoma a tosse, diferentemente de humanos que apresentam falta de ar.
Sua predisposição se dá em qualquer felino, mas o que comummente vemos são em gatos siamenses e suas misturas, comummente em animais adultos com a faixa etária de 4 anos.
Os sintomas observados pelo tutor são as tosses, porém em casos mais graves pode se observar os animais respirando com a boca aberta e com uma frequência maior, em alguns casos chiados pós expiratórios podem ser notados.
O diagnóstico se baseia com um exame clínico minucioso associados a exames complementares como RX torácicos e em alguns casos mais graves traqueoscopia e lavado brônquico.
O tratamento pode ser necessário por toda a vida do animal, ou em casos menos graves apenas quando o mesmo apresenta as crises mais graves. Infelizmente no Brasil não dispomos de bombinhas como a usada em humanos as quais são encontradas nos Estados Unidos, sendo o uso de corticoesteroides hoje a nossa melhor opção de tratamento,além de evitar que o animal tenha contato direto com mudanças bruscas de temperatura, poeira, ácaros domésticos, fumaça de cigarro que são altamente irritantes para seu trato respiratório.
Boa semana a todos e até a próxima!
Petshop Bichos da Mata
3079-4760