Desde cedo, os pais e educadores devem ficar atentos para diferenciar fantasia infantil de aptidão profissional e ajudar corretamente na escolha da carreira.
Ser médica, bailarina, astronauta, modelo, jogador de futebol ou cantor são sonhos comuns na infância, mas como observar o desenvolvimento de um talento, como os pais podem identificar se os filhos têm realmente aptidão para seguirem determinadas profissões ou se é apenas uma fantasia?
As crianças normalmente começam a manifestar suas aptidões a partir dos seis anos de idade. Por isso, os pais devem ficar atentos para diferenciar o que é fantasia e o que é aptidão profissional. É importante destacar que a fantasia na infância tem um papel fundamental e pode até ajudar na hora da escolha de carreira.
Muitas pessoas acham que o talento é algo nato, a história de Mozart tocando piano aos três anos e compondo aos cinco, reforça essa teoria, considerado um dos maiores nomes da música erudita e um dos compositores mais importantes da história da música clássica, Mozart teve a influência do pai, que era músico, compositor e professor. Apesar de ter recebido ajuda do pai para praticar e alcançar a perfeição, Mozart só compôs sua primeira grande obra aos vinte anos, depois de muitos anos de prática e aprendizado.
Acredito que talento e dedicação andam juntos e que uma pessoa de origem simples também pode realizar o seu sonho através da dedicação, persistência e da prática diária, como o caso do jovem cantor Júnior Sousa, que desde cedo demonstrou interesse pela música. O jovem até teve acesso a outros tipos de atividades, mas sua aptidão profissional foi descoberta na música.
Pessoas talentosas têm um objetivo bem definido e lutam para realizar seu sonho!
Gostaria de sugerir algum tema? Ficou com alguma dúvida? Escreva para aparecidamirandapsicologa@gmail.com
Até a próxima semana, com mais temas importantes para vocês!