Márcia Sakumoto: Verão no Japão

O verão no Japão é curto e marcante, além de temperaturas elevadas a umidade é sufocante.Com início em 21 de junho os dias são mais longos, o nascer do sol chega por volta das 4:30h da manhã e só se põe após às 19:00h nessa época as chuvas são constante, e algumas movimentações sísmicas sempre sacodem por aqui, em julho os tufões cercam e invadem o arquipélago, tudo por causa daquele bafo quente parecido com a abertura de um forno em 300 graus. Mas nada disso desanima a magia do verão no Japão, com festivais, praias, piscinas, rios, shows e muitas cigarras cantando todos os dias tudo se torna mais animador.

No final de julho os estudantes entram em férias por 40 dias e com agosto inteiro sem aulas nos juntamos as crianças, amigos e familiares aos finais de semana e no feriado de Obon para aquela diversão ao ar livre de preferência na beira d´água para garantir um passeio refrescante.

 O feriado de Obon é como finados no Brasil, essa tradição é uma festividade budista realizada do dia 13 a 16 de agosto onde acreditam que os ancestrais venham visitar seus familiares, vários rituais e festivais são realizados por todo o Japão. Mas vou deixar essa curiosidade para um próximo texto.

Os inúmeros parques aquáticos (Shinsui Koen) ou Water Park (uoota paaku) espalhados no Japão fazem a alegria de muitas famílias. Ao pagar uma taxa normalmente válida para passar o dia todo no complexo descendo enormes toboáguas com suas bóias redondas, passeando pelas piscinas com correntezas ou pegando onda nas piscinas das praias artificias com água salgada garantem a diversão. Só precisa se atentar há um detalhe, muitas não aceitam entrada de pessoas tatuadas.

Veja Também  Lilian Schiavo: Empreendedorismo e sustentabilidade

Ainda falando de piscinas se você quer se divertir de forma mais modesta pode se refrescar nas piscinas municipais (Koukyou no Puuru) que com uma taxa bem pequena, em lugares fechados ou abertos você pode passar o dia. Mas devem se atentar aos horários de descanso que acontecem no decorrer, no horário de almoço por exemplo 45 minutos ninguém pode entrar na piscina, além de ser proibido pular e correr na área ao entorno. Também tem restrição aos tatuados.

Outra diversão bastante concorrida é conseguir um lugarzinho nas areias das praias. Algumas praias permitem fazer churrasco, armar barracas ou tendas para passar o dia, em alguns lugares é cobrado uma taxa pelo uso do local para esse fim, na maioria das praias não há barracas ou ambulantes, mas há toiletes, vestiários e chuveiros. Determinadas praias podemos desfrutar de passeios em jet-ski, lanchas, stand up pedal, tobogans infláveis e flyboard.

Shows pirotécnicos de Hanabi reúnem milhares pessoas em torno de lagos e praias. Os festivais de músicas também são bastante explorados. Além dos festivais de cerveja, famosos em Hokkaido cidade ao norte do Japão com clima mais ameno.

É no verão que conseguimos subir o Monte Fuji com seu cume descoberto de neve, apreciar o nascer do sol é viver uma experiência única e incrível, viajar para o caribe japonês Okinawa uma ilha ao sul do Japão com águas cristalinas e muita beleza e turismo aquático ou se preferir poderá desfrutar da praia de Tottori passeando pelas dunas montado num camelo, voar de parapente e deslizar de sandboard.

Caminhadas, trilhas, cachoeiras, raft, arborismo e muita aventura também pode fazer parte do verão nipônico, assim como as instalações em campings ou locação de motorhome favorecem para desfrutar de um clima mais fresco entre as montanhas.

Veja Também  Renata Figueira de Mello:A Marielle viva dentro de nós...

Mas se você não gostar de calor não é uma boa opção passear por aqui nessa época, pois com temperaturas podendo chegar a 45 graus pode ser bem desconfortante.

Você que já esteve ou mora no Japão? Conte nos sua experiência?

Até semana que vem.

Sayonara

 

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens