Ganhar kinppu ou Noshibukuro envelopes com dinheiro ao iniciar o período escolar, quando se formar, depois quando se casar ou até naquele momento bastante doloroso como falecimento de um ente querido é um costume frequente no Japão, oferecimento de envelopes com quantias em dinheiro nas determinadas ocasiões, esses charmosos envelopes dobrados artisticamente e decorados com mizuhiki laços feito por um cordão de papel washi, ( É um tipo de papel milenar fabricado a partir da amoreira, desenvolvido por artesões para diferentes trabalhos, muito usado no Japão e reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade; assunto para outro texto), os kinppu ou noshibukuro, envelopes de dinheiro são determinados para cada ocasião: feliz ou triste.
Vamos saber em quais as ocasiões devemos usá-los:
Otoshidama – Os pais e avós presenteiam as crianças no Ano Novo.
Nyuugaku iwai – Início da escolar.
Sotsugyou iwai – quando termina a etapa escolar.
Shussan iwai – para casais que se tornarão mamães e papais.
Oseibo – no mês de dezembro em agradecimento aqueles que te ajudaram.
Gokoden – Em caso de falecimento.
Gokkekon Iwai – Casamentos.
Omimai – Em caso de parentes ou amigos em recuperação de doença.
Orei – Em caso de agradecimento a alguém por um grande favor ou ajuda.
Ufa! Em tantas situações diferentes não cometer gafes é o desafio inevitável para nós estrangeiros que exploramos a terra do sol nascente, por isso vamos tentar facilitar:
O que define a escolha dos envelopes são a quantidade e as cores de laços que há nos envelopes, portanto o primeiro passo é entender a quantidade de laços usado para envolver os envelopes.
Apenas um laço é bastante habitual, com a visão de que um laço é facilmente desatado o Hana Musubi normalmente para presentear nyuugaku iwai, sotsugyou iwai por exemplo.
Musubi Kiri é composto por dois laços, normalmente entregue em situações de casamento ou funerais, com uma maior dificuldade em desatá-los a ideia que nos remete é a de não querermos que ocorra novamente.
Awaji Musubi são três laços expressando o desejo de um duradouro relacionamento entre pessoas, podendo ser utilizado tanto em situações tristes como felizes.
Em um contexto geral o ouro e a prata são para casamentos, branco e vermelho ocasiões felizes como aniversários, nascimentos, preto e prata para condolências.
Há uma regra bastante importante nessa tradição, não devemos nunca abrir os envelopes na frente de quem nos presenteou e jamais inserir no envelope uma quantia em números com números pares, principalmente o número 4 que tem o sinônimo de morte no Japão.
No Brasil entre os descendentes de japoneses é comum essa tradição, porém mais flexível por não ser ofensivo receber ou presentear com um envelope branco.
Agora podemos participar dessas ocasiões um pouco mais familiarizados com os costumes.
Até semana que vem, com mais Japão!
Sayonara