Iramaia Loiola: Vinho sim! Mas não exagere

Querido Vinho,

Ando lendo uma porção de coisas a seu respeito. Coisas boas, sempre. Assisti a vários vídeos também. E tudo, absolutamente tudo é sobre benefícios que o consumo moderado de vinho traz. E por consumo moderado (já citei algumas vezes em outras colunas) as quantidades indicadas são: 200 ml para mulheres e de 300 a 400ml para homens.

Tem gente que faz uma espécie de poupança durante a semana e deixa para beber uma quantidade maior aos fins de semana. Ainda assim, li que não é uma boa estratégia.

O risco de saúde existe para os que exageram. E quais são eles? Vou contar alguns aí abaixo para vocês.

 

  1. Engorda! Ai, ai, ai. Assim não dá! Eu não quero engordar. Morro de medo (risos)
  2. Consequências desastrosas para o fígado levando à cirrose nos casos mais graves.
  3. Envelhecimento da pele. Vixi, quero não!
  4. Prejudica a qualidade do sono, o que está intimamente ligado a diversos tipos de problemas de saúde. 
  5. Te deixa cronicamente cansado e incapaz de concentrar-se no dia seguinte.

 

Melhor colocar essa garrafa de volta na geladeira!

Se você sentiu que seu consumo está saindo fora do controle, tenho algumas dicas.

 

  1. Seja bastante honesto e anote quanto tem tomado de vinho na semana. (eu não preciso nem anotar pra saber que ando exagerando…haha) Se as finanças não estão bem, é legal saber quanto está gastando na semana, no mês, no ano, etc. Isso pode ajudar também a economizar nas quantidades. Fígado e bolso agradecem.
  2. Nós que gostamos de vinho principalmente para relaxar depois de um dia estressante, precisamos arrumar outras maneiras de fazê-lo, maneiras mais saudáveis. Tomar um banho morno, um chá ou um cafezinho. Ouvir uma boa música. Conversar com amigos queridos, etc. 
  3. Tome seu querido vinho mais devagar. Aprenda a apreciar a taça por um tempo maior. É assim com comida. Se comemos rápido não nos sentimos satisfeitos e queremos mais. O legal que vinho não é como a cerveja que esquenta e fica ruim de beber. Então aproveite cada golinho como se fosse ouro. (risos)
  4. Coloque metas de não tomar vinho durante determinado dia da semana. Depois vá acrescentando mais dias. Mas não faça disso uma desculpa pra beber mais em outros dias. A ideia é diminuir o consumo e ficar na quantidade ideal e que te trará mais saúde.
  5. Não mantenha vinhos em casa, se for o caso. Compre a garrafa da semana e fique nela. Não facilite as coisas pra você. 
  6. Não queira tomar vinho por qualquer contratempo que tenha. Exemplo: “Puxa que dia difícil no trabalho. Mereço uma taça de vinho.” Ou  “Eu tenho que beber vinho depois do que ele/a disse pra mim.” Não dê esse tipo de desculpa.
Veja Também  Iramaia Loiola: Como pedir o Querido Vinho

 

Isso me serviu também de alerta. Sei que não é assunto dos mais agradáveis, mas quis trazer pra vocês. Espero que tenha sido útil. E vamos de música? Sem muito vinho, ok (mais ou menos..haha) Sem música, nunca! Senza una donna, canção de Zucchero nesta versão deliciosa com o Sting. É antiga, anos 80. Canções belas nunca envelhecem. Ou envelhecem bem, como alguns bons vinhos. Um ótimo fim de semana regado a maravilhosos vinhos e nos vemos aqui na próxima semana. Cheers!!  

 

Baseado neste artigo: https://www.hypnosisdownloads.com/blog/how-to-stop-drinking-wine-every-day

Loading

Respostas de 4

  1. Ótima coluna Iramaia!
    Devemos mesmo prestar atenção no consumo.
    Eu adoto 1 taça por dia.
    No sábado vai um pouco mais, mas sempre com muita água e comida, engorda kkkk
    De vez em quando, tem as reuniões da turma do vinho, aí não tem freio, mas é uma celebração.
    O mais importante é não abusar e ser feliz.
    Chears

    1. Hélio, também dou minhas exageradas. Não tomo muito durante a semana e dou uma extrapolada nos fins de semana..haha Vou tentando arrumar isso porque o que é a vida senão a busca do fazer certo entre as escorregadas que damos? Cheers!!!

  2. Amo vinho e musica. Exagero nos dois, alias pq nao exagerar?
    E considero o vinho o menor dos exageros que podemos ter…
    Parabéns pela coluna, muito boa

    1. Oi Umberto, também exagero. Com a música, principalmente. O vinho, há de se ter um bom senso.Infelizmente o álcool não é tão benéfico em altas quantidades. Talvez comparado a outras bebidas, o vinho seja mais inocente. Ainda sim, vamos com calma..haha Um abraço, obrigada pela visita!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens