Querido Vinho,
Ando lendo uma porção de coisas a seu respeito. Coisas boas, sempre. Assisti a vários vídeos também. E tudo, absolutamente tudo é sobre benefícios que o consumo moderado de vinho traz. E por consumo moderado (já citei algumas vezes em outras colunas) as quantidades indicadas são: 200 ml para mulheres e de 300 a 400ml para homens.
Tem gente que faz uma espécie de poupança durante a semana e deixa para beber uma quantidade maior aos fins de semana. Ainda assim, li que não é uma boa estratégia.
O risco de saúde existe para os que exageram. E quais são eles? Vou contar alguns aí abaixo para vocês.
- Engorda! Ai, ai, ai. Assim não dá! Eu não quero engordar. Morro de medo (risos)
- Consequências desastrosas para o fígado levando à cirrose nos casos mais graves.
- Envelhecimento da pele. Vixi, quero não!
- Prejudica a qualidade do sono, o que está intimamente ligado a diversos tipos de problemas de saúde.
- Te deixa cronicamente cansado e incapaz de concentrar-se no dia seguinte.
Melhor colocar essa garrafa de volta na geladeira!
Se você sentiu que seu consumo está saindo fora do controle, tenho algumas dicas.
- Seja bastante honesto e anote quanto tem tomado de vinho na semana. (eu não preciso nem anotar pra saber que ando exagerando…haha) Se as finanças não estão bem, é legal saber quanto está gastando na semana, no mês, no ano, etc. Isso pode ajudar também a economizar nas quantidades. Fígado e bolso agradecem.
- Nós que gostamos de vinho principalmente para relaxar depois de um dia estressante, precisamos arrumar outras maneiras de fazê-lo, maneiras mais saudáveis. Tomar um banho morno, um chá ou um cafezinho. Ouvir uma boa música. Conversar com amigos queridos, etc.
- Tome seu querido vinho mais devagar. Aprenda a apreciar a taça por um tempo maior. É assim com comida. Se comemos rápido não nos sentimos satisfeitos e queremos mais. O legal que vinho não é como a cerveja que esquenta e fica ruim de beber. Então aproveite cada golinho como se fosse ouro. (risos)
- Coloque metas de não tomar vinho durante determinado dia da semana. Depois vá acrescentando mais dias. Mas não faça disso uma desculpa pra beber mais em outros dias. A ideia é diminuir o consumo e ficar na quantidade ideal e que te trará mais saúde.
- Não mantenha vinhos em casa, se for o caso. Compre a garrafa da semana e fique nela. Não facilite as coisas pra você.
- Não queira tomar vinho por qualquer contratempo que tenha. Exemplo: “Puxa que dia difícil no trabalho. Mereço uma taça de vinho.” Ou “Eu tenho que beber vinho depois do que ele/a disse pra mim.” Não dê esse tipo de desculpa.
Isso me serviu também de alerta. Sei que não é assunto dos mais agradáveis, mas quis trazer pra vocês. Espero que tenha sido útil. E vamos de música? Sem muito vinho, ok (mais ou menos..haha) Sem música, nunca! Senza una donna, canção de Zucchero nesta versão deliciosa com o Sting. É antiga, anos 80. Canções belas nunca envelhecem. Ou envelhecem bem, como alguns bons vinhos. Um ótimo fim de semana regado a maravilhosos vinhos e nos vemos aqui na próxima semana. Cheers!!
Baseado neste artigo: https://www.hypnosisdownloads.com/blog/how-to-stop-drinking-wine-every-day
Respostas de 4
Ótima coluna Iramaia!
Devemos mesmo prestar atenção no consumo.
Eu adoto 1 taça por dia.
No sábado vai um pouco mais, mas sempre com muita água e comida, engorda kkkk
De vez em quando, tem as reuniões da turma do vinho, aí não tem freio, mas é uma celebração.
O mais importante é não abusar e ser feliz.
Chears
Hélio, também dou minhas exageradas. Não tomo muito durante a semana e dou uma extrapolada nos fins de semana..haha Vou tentando arrumar isso porque o que é a vida senão a busca do fazer certo entre as escorregadas que damos? Cheers!!!
Amo vinho e musica. Exagero nos dois, alias pq nao exagerar?
E considero o vinho o menor dos exageros que podemos ter…
Parabéns pela coluna, muito boa
Oi Umberto, também exagero. Com a música, principalmente. O vinho, há de se ter um bom senso.Infelizmente o álcool não é tão benéfico em altas quantidades. Talvez comparado a outras bebidas, o vinho seja mais inocente. Ainda sim, vamos com calma..haha Um abraço, obrigada pela visita!!