Iramaia Loiola: Vinhos brancos para o verão

Querido Vinho,

“Já chegou verão, o calor no coração, a festa vai começar..” Mesmo não sendo fã do calor intenso, do verão e aqui vamos deixar claro que não estou falando de estar à beira-mar ou sentada à beira de uma piscina e sim do nosso dia a dia debaixo do sol quente. Considero nada agradável. 

Mas temos que enfrentar todas as estações da melhor maneira possível. Por isso hoje quero falar dos vinhos brancos que são fresquinhos e que combinam demais com esse clima. Não precisam de muita harmonização. Somente um balde de gelo e uma piscina ou praia se for possível. (risos)

Confesso que sou dos tintos mesmo em dias quentes. Semana passada tomamos um branco e para minha total surpresa, eu adorei! Fazia um bom tempo que não tomava um vinho tão delicioso! Exatamente 6 meses. Me lembro de ter tomado e escrito sobre os brancos na estreia da coluna. Abrindo um parênteses aqui para lembrar que a situação toda pode ter influenciado no sabor percebido. Foi uma tarde agradabilíssima. Comida, local e companhia. 

Tomamos um português de nome Quinta de Bons-Ventos  

É um branco meio seco. Refrescante e de boa estrutura. Vinho regional de Lisboa.

Castas: Arinto, Fernão Pires, Vital, Rabo de Ovelha, Chardonnay. (a única que ouvi falar é a Chardonnay) Teor alcoólico de 12,5%. Em média custa 40,00 a garrafa. Eu conhecia o tinto e já havia tomado muitas garrafas. O branco foi igualmente espetacular! 

Outras sugestões de uvas leves para refrescar nosso verão são:

  1. Sauvignon Blanc – A uva é francesa e aqui na América do Sul o Chile é um dos principais produtores. No Brasil é bastante consumida. Encontramos vinhos de lá com ótimo custo benefício. Li que são vinhos de aroma intenso e que traz notas herbáceas, de frutas brancas e cítricas. Além da mineralidade, cheiro da maresia, de pedra molhada. Ouvi isso num vídeo, quando tomar vou verificar ou não, como diria Caetano..haha Harmoniza com aperitivos, carpaccio, peixes, frutos do mar ou nada, apenas o vinhozinho, você e amigos.
  2. Torrontés – “Os vinhos produzidos a partir da uva Torrontés são alguns dos vinhos brancos mais aromáticos da Argentina, onde é possível encontrar notas de ervas e especiarias. Na boca, os exemplares são intensos, com refrescante acidez e devem ser consumidos ainda jovens.
Veja Também  Priscilla Bisognin-Halloween: Donuts em forma de pata de lobisomem

A maior parte dos vinhos Torrontés não passam por barris de madeira, proporcionando maior frescor aos exemplares. Além disso, devido a não utilização de madeira, os vinhos passam a apresentar uma coloração mais clara que os demais exemplares.

Os vinhos Torrontés são ideais para acompanhar aperitivos ou pratos que contenham mariscos e peixes. Tais exemplares também são perfeitos para harmonizar com pratos orientais mais picantes, como é o caso da culinária indiana, chinesa e tailandesa.” – Site Mistral.

  1. Pinot Grigio – É o nome italiano dado a uva francesa Pinot Gris. Os aromas lembram frutas cítricas: lima da pérsia, limão siciliano, flores brancas, minerais também. Pega um desse, um balde de gelo. Se não tiver pode ser qualquer cumbuca que substitua o balde e vai pra tua rede ou o lugar mais fresco da casa. Põe um som na caixa, fique descalço e ligue o ventilador, se for o caso.

Os vinhos citados foram sugestão do sommelier Rodrigo Ferraz que tem um canal no Youtube. Fiquei super curiosa e pretendo experimentar todos. Se vocês já tomaram, deixem comentários do que acharam. Vou adorar saber. 

Harmonização musical de hoje fica por conta de uma artista completa da qual sou super fã, Madonna. É do trabalho mais recente dela. Um remix que combina com festa, happy hour, piscina, amigos, petiscos e um vinho branco bem geladinho. Merecemos todos. Cheers! Até semana que vem. 

Loading

Respostas de 2

  1. Iramaia,
    Os Chardonnay que passam em
    barrica ou os verde são ótimos com carne de porco. Experimente.
    Chardonnay com torresmo… hummm
    Saúde ??

    1. Oi Hélio, não costumo consumir muito a carne de porco, por não ter o hábito. Mas acho saborosíssima! Quem sabe um dia experimento essa tua dica de harmonização? Obrigada pelo carinho de sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens