Querido Vinho,
Quando comecei a me interessar por você, havia ao mesmo tempo praticamente, iniciado, ou melhor, entrado seriamente para o mundo fitness. Então, fazia o que era para ser feito durante a semana. Alimentação regrada, academia todos os dias, consumo de 2 litros de água, etc, etc. Isso tudo, para chegar na sexta e como recompensa da semana com as tais metas difíceis de bater, promover nosso encontro semanal. Ah, que delícia que era! Todo aquele ritual já descrito anteriormente em outras colunas lá do início.
Porém, contudo, todavia, entretanto..haha, por ser tão caxias quanto à minha alimentação, acabava por tomar a maioria dos vinhos sozinhos, quero dizer, sem harmonização alguma. Não importava o tipo de vinho. Pensava nas calorias a mais dos petiscos ou comidas que poderia acompanhar e desistia com medo de estragar todo o trabalho árduo realizado.
E foi assim que aprendi a degustar vinhos desacompanhados e foi assim que não aprendi muito sobre harmonização. (risos)
Há, segundo os especialistas, vinhos que são mais propícios para degustar sem grandes acompanhamentos. E é sobre eles que vamos falar.
Muita gente tem assistido mais TV ou Netflix em tempos de isolamento. Baseado num vídeo que vi pelo Youtube do canal Vinhos de Bicicleta, indicarei alguns vinhos para beber enquanto assiste tua série favorita ou um filme bacana.
Começo pelos vinhos portugueses. No canal, ele diz uma coisa que percebi bebendo..rsrs Geralmente não se produz por lá vinhos varietais, ou de uma casta só. O mais comum são os blends. Nas minhas experiências, todos, absolutamente todos que tomei, curti assim, sozinhos. Passei a consumir muito mais vinhos portugueses por essa facilidade em degustar a garrafa sem maiores problemas, muito pelo contrário, com o maior prazer.
Das tintas ele indicou: Dolcetto, Pinot Noir, Gamay – Beaujolais. Das brancas: Riesling, Chenin Blanc, Alvarinho (presente nos vinhos verdes portugueses). Deixo por conta de vocês os vinhos que irão escolher. O bolso, a carteira dirá…haha
Acompanhá-las com pipoca, foi o que ele indicou. Pipoca, filme e guaraná. Não!! Pipoca, filme e vinho, logicamente.
Confesso que estou curiosa em provar algumas delas, porque já vi vários vídeos em que ele as indica. Uma delas é a Riesling. Dizem que quem prova se apaixona e é sem volta. Dolcetto de Piemonte e a Gamay. Tão logo experimente, venho aqui contar para vocês.
Agora, se não for assistir nada, abra seu vinho, sirva-se e solta o som na vitrola. Porque hoje vamos de clássico → Let’s dance – David Bowie, the one and only!!
Nos vemos semana que vem! Cuidem-se! Cheers!
Imagem: Freepik.