Oie, tudo bem por aí?
Eu sou do time que gosta de planejar uma viagem internacional com até 8 meses de antecedência, assim é possível programar melhor o orçamento e roteiro, afinal são gastos grandes, principalmente com passagens, hospedagem e passeios.
Mas em tempos de pandemia, é muito comum uma viagem remarcada às pressas (para não perder a passagem ou hospedagem), com poucos meses de antecedência, então você precisa estar preparado para fazer seu roteiro e planejamento de viagem o melhor possível.
E, no post de hoje trago 4 passos para planejar sua viagem internacional com pouco tempo!
Passagem aérea
O mais comum, na hora de planejar uma viagem internacional às pressas, é uma remarcação de datas, mas caso não esteja com as passagens emitidas ainda, fique atento as promoções das cias aérea. Você pode escolher seu destino a partir do melhor preço. Mas se o lugar já está nos planos é preciso pesquisar o quanto antes para comparar valores.
Hospedagem
Mesmo a maioria dos aplicativos de reserva oferecerem cancelamento grátis, é possível que a diária precise ser usada, até uma data determinada, dependendo do lugar ou de disponibilidade da hospedagem. Então, caso a sua urgência em viagem seja por conta da reserva no hotel, gaste um pouco mais de tempo na Internet pesquisando passagem aérea.
No caso de não ter uma reserva de hospedagem, fique atendo as condições e priorize hotéis com localização que se encaixe no seu roteiro, ou avalie as condições de transporte público. Em hospedagens mais longas no mesmo lugar tente descontos direto no hotel.
Não esqueça de avaliar a programação de passeios no local para escolher a melhor hospedagem. Vou falar mais sobre isso em Roteiro.
Moeda local
Aqui não tem muito jeito, se você não tem reserva para comprar o dinheiro, o ideal é ir comprando aos poucos, assim o valor pago será uma média.
Nesta hora o orçamento financeiro pessoal é essencial, assim você pode cortar gastos adicionais, como o cafezinho na cafeteira, comer mais em casa ou levar marmita para trabalho e até evitar passeios mais caros. Toda economia nesta hora faz a diferença, acredite.
Roteiro
Outro momento de muita pesquisa, adoro! Pode ser em blogs especializados, livros de viagem e até programas de TV ou vídeos de Youtube. Gosto sempre de conversar com locais (se não conhece ninguém, pode procurar no Instagram) e com pessoas que já visitaram o destino. Assim terá informações sobre passeios turísticos e outros nem tanto, que irão se encaixar no tipo de viagem que você gosta de fazer (cultural, gastronômica etc).
Como o tempo de planejamento é menor, vale comprar antecipadamente somente as grandes atrações, como shows e parques temáticos. Os gastos menores podem ser inclusos no orçamento diário da viagem.
Minha dica principal na hora de fazer o roteiro é não incluir grandes passeios no primeiro ou no último dia, para evitar imprevistos.
Descobri recentemente um aplicativo que permite colocar todos os passeios e planos, divididos por dia. O Triplt mostra quantos dias faltam para a viagem, previsão do tempo local e ainda permite colocar endereço e links adicionais em cada evento criado.
A importância de um bom planejamento é que você garante aproveitar o máximo da viagem e quando possível pagá-la quase que totalmente antes mesmo de viajar.
Mas quando a viagem internacional é de última hora, o pagamento pode se estender mesmo no pós trip. O ideal é que seja apenas alguns meses depois, assim não atrapalha o planejamento da próxima viagem.
Porque, para quem gosta de viajar, é desse jeito mesmo: nem terminou uma trip e já está pensando na outra.
Então, boa viagem!!!
Um beijo e até o próximo Check-in da Lau.
Laura Moura Lima
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem: Arquivo pessoal da colunsita