Fe Bedran – Arte na TV: O adereço surpresa

Na semana passada, vimos o Adereço como um dos principais caminhos para transportar o telespectador para o mundo do faz-de-conta, onírico e fantástico da televisão. Hoje, daremos continuidade a esta jornada com mais exemplos excepcionais.

 

Que tal este belo livro encantado, inspirado nos contos de fada, usado no show do “Criança Esperança” de 2012 para ilustrar a poesia da História de Portugal, suas guerras, derrotas, vitórias e conquistas? A força do branco e preto do carvão e giz das ilustrações contrasta harmoniosamente com o envelhecimento sépia do pergaminho das páginas e capa do livro. O resultado do conjunto ficou mágico e fascinante. Trazido por “meninos do sono”, os desenhos do livro embalavam (ninavam) as crianças contando suas histórias. (foto de capa da coluna.)

 

E inspirando-se na ideia de só conseguirmos ver alguns parentes distantes por meio de imagens de Skype, Facetime, ou vídeos caseiros antigos, foi criado este adereço para o quadro “Teleparentes” do programa “Tamanho Família” na temporada de 2016. Os aparelhos de TV cenográficos tinham que ser leves, mas ao mesmo tempo resistentes para aguentar o peso de um monitor e bateria. Na segunda versão, o monitor foi substituído por uma foto em backlight. Foram construídos oito aparelhos ao todo. Os bailarinos carregando as televisões em suas cabeças, mesmo com o campo de visão limitado, fizeram sua entrada no palco numa bela coreografia sincronizada. A colaboração entre os Departamentos de Figurino, Arte, Elétrica, Direção e Coreografia tornou possível este resultado surpreendente e inovador.

 

“Tamanho Família”, 2016, Primeira Temporada. Oito monitores de TV feitos para o quadro “Teleparentes”

 

Paralelamente às televisões no estilo “retrô” do quadro Teleparentes, a intitulada “Caixa de Pandora” que comportava no seu interior toda a carreira e vida da atriz Mariana Ximenes (representada como uma mulher-robô), surgiu da união de grafismos estilo Art Déco à modernidade do acrílico preto e iluminação futurista. Sustentada por uma coluna de acrílico transparente, a misteriosa caixa high-tech parecia flutuar no palco do programa “Adnight” de 2016.

Veja Também  Fe Bedran: Os adereços regionais religiosos

 

Imagens da “Caixa de Pandora” de Mariana Ximenes, entrevistada no programa “Adnight”, em 2016

 

E já que para o mundo da imaginação dos adereços não há limites, observem a criatividade para os objetos retratados no próximo slide de fotos.

 

Luminárias de garrafas e “Máquina da Verdade” para o programa “Adnight”, 2016 e Troféus para o quadro “Show de Calouros” no “Táxi do Caldeirão do Huck”

 

Muitas vezes, os adereços que causam maior efeito são bastante simples. Na brincadeira “Isso ou Aquilo” também do programa “Adnight”, 2016, patos recortados em MDF (madeira aliada a resinas sintéticas) e envelopados com papel de seda amarelo substituíram os famosos patinhos dos estandes de tiro-ao-alvo dos parques de diversão de antigamente. Na brincadeira, o ator Cauã Reymond podia escolher entre armas Nerf de brinquedo, frisbees, bolas de meia, bolas de frescobol e granadas cenográficas para atingir o pato que continha as respostas às perguntas do apresentador Marcelo Adnet. O papel de seda se rasgava ao ser “atacado” com a munição lançada por Cauã, simulando o efeito de um tiro, só que bem menos violentamente.

 

Brincadeira “Isso ou Aquilo” do programa Adnight, 2016 com Cauã Reymond e Marcelo Adnet

 

Belo efeito também foi alcançado com a confecção de lanternas de papel de seda modeladas com arame e iluminadas interiormente com super-leds a bateria, em duas ocasiões do programa “Esquenta” com Regina Casé, em 2014. A leveza e delicadeza dos adereços deram charme à coreografia das cenas musicais em que figuraram.

 

Bianca Salgueiro e Talita Castilho no programa “Primavera” e os corações iluminados para o programa sobre o “Peru” do “Esquenta” em 2014

 

E já que estamos falando do “Esquenta”, apreciem este enorme bolo cenográfico, feito de madeira e forrado com borracha EVA, que trouxe para o meio do palco a esposa do Arlindo Cruz no seu interior, como presente surpresa de aniversário. Uma cena clássica, mas sempre divertida. O branco e o dourado do bolo harmonizavam com o cenário, que descrevia a Grécia Antiga.

 

Bolo gigante surpresa para Arlindo Cruz. Programa “Esquenta”, tema “Grécia”, 2014

 

E quando o tema foi Havaí, observem que lindos os colares de flores (artificiais) usados por todo o elenco e convidados. As flores foram furadas e fiadas uma a uma no cordão de nylon. Entre elas, pequenos pedaços de canudo transparente foram usados para dar o espaçamento necessário.

Veja Também  Flávia Raucci: Humor e amor fazem dele um grande locutor

 

Juliana Paes e Vladimir Brichta participando do “Esquenta”, tema “Havaí”, 2014

 

Tão lindos quanto os da Produção de Arte, também foram os adereços do Departamento de Figurino do “Esquenta” para a mesma gravação. Vejam a riqueza da combinação das flores e folhagens dos colares e tiaras do elenco fixo do programa.

 

DJ Tartaruga, Elenco Infantil, Alexandre Lemos e Renan Rosselini no “Esquenta”, tema “Havaí”, 2014

 

Na semana que vem, voltaremos com mais Adereços que são verdadeiros colírios para os olhos. Não percam!

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens