Existe um dito popular sobre o brasileiro que eu não concordo, “Brasileiro não desiste nunca”. Será que tem que ser assim? Será que precisamos realmente ir até o fim de tudo que começamos? Será que não podemos renunciar a algumas ideias? Não posso desistir da carreira que estou e partir para outra? Por que somos julgados por desistir? Qual é o real problema da desistência? Eu cheguei até a desistir de escrever esse texto. Por que não?
Quando eu falo de desistência, quero deixar claro o nível de consciência para tomar tal decisão. Quando estamos passando por momentos mais desafiadores na vida, seja ela pessoal ou profissional, muitas vezes passa pela nossa cabeça desistir do desafio, por insegurança ou falta de conhecimento. Aqui é o grande barato da desistência, por mais que seja uma escolha, talvez seja a escolha pelo motivo errado.
Quando desistimos de algo por medo, é muito comum carregarmos esse arrependimento por algum tempo, gerando um sofrimento que esbarra na sensação de covardia, e de verdade pode ser. Ainda sim, para mim, seria um motivo justo, por que quem falou que não podemos no acovardar? A questão é que isso pode virar um hábito e com mais frequência do que você gostaria ele vai acabar se repetindo, você começará a desistir mais facilmente de outros desafios que surgirem.
Quando tenho clareza do meu objetivo, seja qual for ele, numa viagem, um curso, um relacionamento, um projeto no trabalho, não importa. Quando tenho clareza de onde quero chegar, do que eu quero fazer e o porquê aquilo é importante para mim, é mais difícil eu desistir. Aí surge uma questão ambígua, ter clareza no objetivo pode me trazer uma cegueira no preço a ser pago, então cuidado, buscar um objetivo é muito legal, mas veja o quanto quer pagar por ele, nem sempre vale.
Agora, quando o objetivo está claro e o preço a ser pago por ele está justo e avaliamos que realmente vale a pena, siga em frente e não desista dele. Mas fique, novamente, atento se não vai precisar desistir de algumas ideias no meio do caminho. Precisamos nos apaixonar pelo projeto e não necessariamente pelas ideias. Muitas vezes tive que renunciar a ideias no meio do caminho, exatamente para conseguir atingir o meu objetivo. Então quando for preciso, sim, desista de alguma ideia.
Em resumo no texto de hoje quero trazer uma reflexão importante para todos, é importante desistir sim. Eu já desisti de relacionamentos, de trabalhos, de ideias e de grandes projetos. Pelos mais variados motivos eu já desisti muitas vezes e na grande maioria dos que me arrependi foram aqueles que desisti por medo. Porque outros que nem estavam tão claros ou que não tinham a ver comigo, por melhores e grandiosos que pareciam, eu desisti facilmente.
Quanto mais clareza tivermos sobre o que queremos e o que é importante para nós, mais fácil será desistir de tudo aquilo que não te importa ou não te levará onde quer chegar.
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem 01: Nova Canção
Imagem 02: Algarve Primeiro