Fabio Abate: A vida começa as 40… será?

Eu tenho momentos do meu dia que simplesmente me pego pensando em algo, seja algo que aconteceu ou simplesmente uma ideia que surge do nada. De repente os questionamentos invadem minha mente, simplesmente algo ganha toda a minha atenção e quando eu menos espero estou tendo devaneios sobre o assunto e criando interpretações e possibilidades. Dessa vez não foi diferente, em um instante, lembrei dessa frase “A vida começa aos 40”, quem falou?

É claro que eu já ouvi falar da teoria dos setênios, que diz que nossa vida é organizada em ciclos de 7 anos, mas não tenho fundamentos para defender, concordar ou discordar, então seguirei com a minha própria teoria rsrs… não vejo nenhum problema da vida começar aos 40, até porque se for verdade eu completarei 6 anos em breve, rsrsr. Mas a minha questão aqui é outra, não quero estregar a desculpa de ninguém, eu só quero trazer um contraponto para se pensar melhor nessa suposta espera da chegada do tão esperado 40 para começar a viver algo.

Bom, vamos lá, a vida com certeza é feita de ciclos, e pra mim em tempos bem menos específicos que os setênios, porque os desafios e oportunidades aparecem a todos momentos e podemos inclusive escolher encarar alguns, não encarar outros e tem outros que nem pedem licença e já se ocupam de projetar nossa vida para outro lugar ou situação. Do que estou falando? Estou falando de ciclos que escolhes nos lançar como um relacionamento, um novo projeto, uma formação por exemplo e temos ciclos que escolhemos não encarar como não aceitar uma proposta de trabalho, não mudar de casa, não fazer aquela MBA. E tem situações como uma pandemia como a que estamos passando que não temos escolha de encarar ou não esse ciclo, ele está aí e ponto.

É interessante, mas desde muito jovem percebi que minhas realizações dependiam de mim, das minhas escolhas e das minhas atitudes diante das circunstâncias. Não significa de tudo foi fácil ou que tudo deu certa, na verdade muita coisa não deu certo. Agora, independente de certo ou errado, cada ciclo foi escolhido ser vivido e claro que resultado só saberemos depois. Talvez neste ponto esteja o bloqueio de muitas pessoas, não saber o resultado trás tantas dúvidas e inseguranças que é melhor nem começar o ciclo. E neste momento começa o acúmulo de uma energia muito ruim chamada frustração, e o que fazemos quando acumulamos muito dessa energia? Criamos saídas para nos consolar como “A vida começa aos 40, perfeito eu ainda não tenho 40 então está tudo bem, quando chegar aos 40 tudo vai mudar”, o mais puro sabotador. Mas eu já tenho 40 e ai? Relaxa, tem outra para você “Os 50 são os novos 30”, tudo resolvido então ainda não tenho 50, “quando eu tiver 50 será como se tivesse 30 e vou começar algo”.

O que quero trazer para vocês com esse texto é que a vida começa quando você decide que ela tem que começar. Claro, não estamos falando da sua vida biológica que começou no útero da sua mãe. Estamos falando de quando você decide viver uma vida de propósito, com a intenção de vive-la, assumindo todo e qualquer resultado seja ele o que você espera ou não. Decidir viver é abandonar as desculpas e justificativas, deixar de terceirizar suas felicidade ou motivação. Eu não sei como a sua história começou, mas posso lhe dizer nem tem como mudar o que já passou, mas você pode escolher como ela vai terminar. Decida ativar sua vida agora, decida por uma vida mais abundante e prospera, com a consciência que nem tudo vai sair como sonhou e tudo bem. Mesmo de outro jeito ou com outros resultados posso te garantir que ficar ai parado esperando alguma logica popular para começar a sua vida não vai te ajudar. Para chegar onde você quer primeiro você precisa sonhar muito, depois tem que desejar, trazer para um nível de prazer a possibilidade de realização e depois tem que decidir ir em busca disso, com a certeza que você é o único ou a única responsável por isso. Não espero os 40, 50 ou seja lá qual idade for, não espere nem mesmo o momento certo, simplesmente vai.

 

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

 

Imagem 01: Canva

Imagem 02: Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens