Destinos obrigatórios para quem aprecia o futebol

Oie, tudo bem por aí? Essa semana não temos check-in pelos circuitos da Fórmula 1, mas vamos partir para outros destinos esportivos. Talvez você não seja tão apaixonado assim por automobilismo, então vamos conhecer lugares para os amantes do esporte mais popular do mundo, o futebol.

De acordo com uma pesquisa, feita por um site de reserva de hotéis, alguns destinos são obrigatórios para os que apreciam o esporte. Confesso que adicionei um passeio a mais na minha lista do roteiro da última cidade.

Rio de Janeiro (RJ)

É impossível falar de futebol no mundo e não lembrar do Maracanã, maior estádio do Brasil e ícone na história futebolística do país. A arena foi construída em 1950 com o objetivo principal de abrigar jogos do campeonato mundial daquele ano. Hoje, o Tour Maracanã, passeio realizado pelos bastidores do estádio, é uma das atrações mais procuradas pelos turistas que passam pelo Rio e até mesmo pelos moradores da cidade. Lá, é possível conhecer vestiário, sala de aquecimento dos atletas, área da coletiva de imprensa pós-jogo e, claro, o gramado. Se o viajante preferir, ele pode encaixar a visita ao ponto turístico em um passeio guiado de 5 horas pela cidade que passa, também, por outros locais.

Para quem vem de fora da cidade, se hospedando no JO&JOE Rio de Janeiro Largo do Boticario é possível chegar ao local em menos de 20 minutos de carro – e o hóspede ainda aproveita para conhecer uma acomodação descoladíssima em uma casa histórica.

Porto Alegre (RS)

Conta a história que o futebol deu os seus primeiros pontapés em Porto Alegre lá pelo ano de 1903, quando alguns meninos fundaram o Gremio Foot-Ball Porto Alegrense. Hoje, a cidade abriga duas equipes que já se consagraram campeãs mundiais na modalidade, cujos estádios também são pontos turísticos do local – a Arena do Grêmio e o Estádio Beira-Rio. A menos de 4 quilômetros desse último está a La Casita Bem Gaúcha, uma acomodação que deseja fazer com que o hóspede se lembre que está no sul do país.

São Paulo (SP)

O que começou com o Campeonato Paulista de Futebol, em 1902, hoje se tornou uma paixão na cidade que abriga o time com uma das maiores torcidas do Brasil e do mundo. A capital São Paulo possui três grandes estádios e um deles está localizado em uma área que leva o nome do pai do futebol no Brasil – a Praça Charles Miller. O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como Pacaembu, foi inaugurado em 1940 e está passando por um processo de modernização. E é ali do ladinho dessa icônica arena que está o Museu do Futebol, um dos museus mais visitados do país e que traz, de forma lúdica e interativa, a história de como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da história e cultura brasileira.

O viajante que quiser ficar ali por perto pode se hospedar no Lamparina Hostel, que fica a menos de 20 minutos a pé do local.

Belo Horizonte (MG)

O estádio mais famoso de Minas Gerais fica em Belo Horizonte. O Mineirão teve a primeira partida de futebol disputada em 1965, mas um de seus momentos mais marcantes foi, infelizmente, uma derrota brasileira: foi lá que a seleção nacional de futebol perdeu para a seleção alemã no campeonato mundial, com um placar que jamais foi esquecido – o famoso 7 a 1. Também conhecido por “Gigante da Pampulha”, a arena permite que visitantes façam um tour guiado pelos bastidores. É lá, também, que está o Museu Brasileiro do Futebol, aberto ao público em 2013 e que propicia uma imersão no universo do futebol.

Quem vai para a capital mineira e quer conhecer os pontos turísticos, pode ficar hospedado no Ramada Encore by Wyndham Minascasa, que está a 7 quilômetros do Mercado Central, a 13 quilômetros da Praça do Papa e a 9 quilômetros do Gigante da Pampulha.

Buenos Aires (Argentina)

Buenos Aires, capital da Argentina, é a cidade que mais possui estádios em todo o mundo: são 36 arenas que contam com capacidade para receber, pelo menos, 10 mil torcedores. Por lá, o futebol é o esporte mais popular e é por isso que os “hermanos” são considerados os maiores rivais dos brasileiros. É muito comum ver as cores dos times por perto dos campos de futebol e um clássico para um dia de jogo é comer um “choripán”, o famoso pão com linguiça argentino, que pode ser comercializado em barraquinhas pelo caminho ou mesmo dentro dos estádios.

Para quem vai curtir a cidade e fazer um tour pelas atrações futebolísticas, o L’Adresse Hôtel Boutique é uma opção de acomodação que está localizada a 10 minutos de carro da Bombonera, estádio oficial de um dos maiores clubes do país.

Não há esporte coletivo mais consagrado no mundo do que o futebol, que chegou ao Brasil, no ano de 1894, trazido por aquele que é chamado de “pai do futebol” no país, Charles Miller. Mas semana que vem seguimos nossa “trip” acompanhando a F1.

Um beijo e até o próximo Check-in da Lau, em Singapura.

 

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

 

Imagem: Arquivos da colunista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens