Oi, essa semana quero focar no zero desperdiço e mostrar receitas para aproveitar tudo o que vai para o lixo na maioria das casas que eu sei.
Estamos passando por um período bem difícil no Brasil com os preços subindo sem parar e sentimos e muito na hora de pagar a compra do mercado. Podemos reduzir esse custo apenas aproveitando melhor os alimentos e as sobras fazendo de um resto de almoço do fim de semana ou do dia anterior um jantar delicioso e que não seja repetido.
A maioria das pessoas que conheço dizem não gostar de comer a mesma coisa no almoço e no jantar, com um pouco de criatividade vou te ajudar e isso não será mais um problema.
O que costuma ficar na geladeira e acabar no lixo é o arroz, ele é nosso acompanhamento para maioria dos pratos nas mesas brasileiras, aqui sem o arroz tem gente que sente que nem almoçou. Porem ele sempre sobra e o que fazer com ele para deixar de ser jogado fora? Fiz uma rápida pesquisa no google e vi que o saco de cinco quilos de arroz está muito mais caro em todos os estados brasileiros e nosso querido e indispensável arroz branco não pode ser jogado fora, concorda?
Sabe quando você vai no restaurante self-service e sempre tem aquele arroz colorido cheio de legumes? Então, foi o que sobrou do dia anterior com toda certeza e é uma delícia.
É muito fácil de fazer e versátil literalmente você pode colocar nele qualquer verdura que tiver na geladeira.
E batata inglesa que vai ficando esquecida, vai brotando, quase virando outra e não vai para panela. Essa também é um clássico, vai parar no lixo com muita facilidade. Tenho dica para você usar até mesmo a casca e fica uma demais, digo, gostoso demais.
Agora vou falar das folhas, “ôh gente”, elas vão perdendo todo o vigor, murchando, amarelando, escurecendo, babando e lixo. A melhor dica para esse problema é comprar folhas mais resistentes como acelga, couve, que podem ficar um tempinho a mais em geladeira.
Não tem como não dizer que aí se vão muitos $$$ embora e não estamos podendo.
Vou escrever de uma maneira bem prática o que faço na minha casa para que isso nunca aconteça, nunca mesmo, é sério!
O arroz, sei exatamente a quantidade para o almoço, faça isso vá medindo as quantidades para nunca sobrar caso não queira aproveitar. Agora se sobrou, vão aqui duas dicas.
- Rale uma cenoura e corte uma cebola em tiras fininhas, depois refogue a cebola com manteiga até ficar translúcida e acrescente a cenoura ralada e brócolis picadinho (pode estar congelado) mexa tudo e em seguida já acrescente o arroz e deixe só esquentar sem adicionar água para os legumes não perderem a textura crocante. E por fim finalize com cebolinha verde.
- Refogue na manteiga uma cebola picadinha bem pequeno, acrescente dois ovos e mexa bem para que fique mexido e bem soltinho acrescente o arroz e mexa bem até misturar tudo muito bem. Cebolinha e gergelim para finalizar.
Nas duas opções o arroz além de muito bem aproveitado fica com sabor super diferente e com adição de nutrientes e fibras, na receita com ovo ainda tem proteína o que deixa uma refeição quase completa.
Agora vai uma dica muito saborosa com a batata que citei acima e que fica simplesmente maravilhoso e fácil de fazer.
Rale a batata média ou grande no mesmo corte da cenoura com casca e tudo, acrescente três ovos, queijo se tiver na geladeira, sal e pimenta do reino. Bata tudo e leve numa frigideira com tampa de preferência para cozinhar. Cinco minutos de cada lado e você tem uma “tortilla” espanhola deliciosa.
Então vai deixar o arroz ir para lixo por falta de inspiração na hora de reutiliza-lo? Espero que não.
Juliana Pimenta
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem: arquivo pessoal da colunista