Juliana Pimenta: Pensar e depois comer.

Quem nunca ouviu o termo:“Reeducação alimentar”?

E sim, muitos de nós precisamos reaprender comer.

Nossa geração precisa parar e pensar no que está ingerindo pois depois da industrialização dos alimentos ficou fácil é só abrir e comer ou parar numa lanchonete pagar baratinho e encher a barriga. E a longo prazo médicos viram uma subida muito rápida de problemas de saúde relacionados a má alimentação.  Como assim pensar no que irá comer?

Se você tem que ler o rótulo já é meio caminho andado para fazer uma troca.

Isso é a tal reeducação alimentar, saber substituir o snack fácil do pacotinho por um alimento que nem é preciso se preocupar no que colocaram dentro dele. Por exemplo uma barra de cereal por uma maça.

Comece devagar para não ser difícil continuar, comece trocando o snack do lanche da tarde, depois o café da manhã e vai fazendo essas trocas, troque o iogurte de morango pelo integral sem açúcar e adoce você mesmo com mel ou adoçante como xilytol, eritritol, stevia…

O mais importante, não desista de você, não desista da sua saúde. Uma palavra comum hoje, “Jacou” no fim de semana, saiu da linha numa viagem, volte “foco, e determinação” volte, só não desista.

Tente ir se disciplinando para não ficar refém de impulsos, compulsões e vícios de todos os tipos, e acredite a indústria estuda combinações de ingredientes para viciar nosso cérebro.

Quando se conquista autodomínio em relação aos alimentos se contenta a uma pequena quantidade para degustação sem se abster de nada. Um bocadinho já satisfaz e assim se participa de tudo. Nada é proibido.

Hoje não tenho receita de nenhum alimento específico o que quero trazer são dicas do que eu faço para manter a disciplina no dia a dia.

Antes de almoçar tomo um copo de 500ml de água pois ela ajuda na digestão e traz saciedade. Algumas vezes também como uma fruta antes do almoço que tem fibras que irá ajudar na parte de absorção dos nutrientes.

Comer a salada antes é uma das táticas dos nutricionistas, então faça um belo prato com verduras cruas, cozidas ou grelhadas, use as folhas que tiver em casa e regue com azeite de oliva, limão e um pouquinho de sal.

Aí sim faça o prato de comida, com arroz, feijão carne e algum legume refogadinho. Isso é uma bela maneira de nutrir o corpo e a mente.

Quem domina o paladar tem mais facilidade de dominar a fala, e domina os pensamentos e vai se tornado um ciclo positivo para que tudo flua positivamente.

É clichê mais somos o que comemos, um corpo bem nutrido pode mudar o rumo de suas escolhas com toda certeza. Comece a pesquisar sobre uma alimentação mais equilibrada e irá ver que não a controversas, só cada vez mais estudos concluídos que mostram cada vez mais como os alimentos influenciam nossas vidas como um todo. Então sem mais, cuide-se.

Juliana Pimenta

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

 

Imagem 01: Foto divulgação internet

Imagem 02 , 03 e 04: Arquivo Pessoal da Colunista

Imagem 05: Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens