Olá! Essa semana, vou falar sobre um tema que os pais de futuros atletas gostam muito: as categorias de base nos esportes ou desporto de base.
Quem assiste ao seu esporte favorito, muitas vezes fica abismado pela qualidade e técnica desses atletas. No entanto, não imaginam a quanto tempo eles estão envolvidos com o esporte e o quanto se dedicam aos treinamentos.
As categorias de base são fundamentais para a descoberta de novos talentos e o futuro de uma seleção ou time Talentos que serão lapidados durante este período até se tornarem atletas profissionais. Ainda que somente alguns atletas da categoria de base se tornem profissionais, como diz algumas pesquisas ao afirmar que no futebol a cada 30 atletas da categoria de base no máximo 6 continuam como profissionais.
Esta ainda é a principal porta de entrada para novos atletas e foi a porta que o jogador argentino, Lionel Messi, utilizou ao entrar nas categorias de base do Barcelona com 13 anos, e se tornou parte do elenco principal aos 17 anos, ou seja, ainda com idade de fazer parte das categorias de base, aquele que hoje teria sete bolas de ouro estaria iniciando sua vida profissional.
É fato que nem todos os atletas passam pelas categorias de base, mas são considerados exceções.
Contudo, as categorias de base não têm apenas a função de identificar futuras promessas, mas de promover o desenvolvimento social, o fortalecimento físico e psicológico ao ensinar os jovens a trabalhar em equipe, respeitar os adversários, estimular a disciplina e muitas vezes direcionar a alguma profissão relacionada ao esporte.
É isso, a gente sempre vai se encontrar por aqui.
Não se esqueçam aqui a gente se Comunika sobre esportes.
Nika Pereira
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem 01: Torcedores
Imagem 02: Rrevista El Gráfico em 2003 – Getty