Quando a gente aprende a viver um dia de cada vez!

Quando a gente aprende a viver um dia de cada vez!
Créditos: Depositphotos

Bom dia meus amigos,

Eu vejo toda hora gente que vive no futuro. Eu vejo toda hora gente que vive no passado.

Eu vejo pouca gente que vive no presente.

Por que a gente tem tanta dificuldade de viver um dia de cada vez? Por que a gente é incapaz de viver o momento chamado hoje?

Quando a gente vive no futuro, a ansiedade se torna a nossa “melhor amiga” e nos faz perder a possibilidade de sorrir para quem está bem do lado de nós. O medo é a irmã mais nova da ansiedade. Quando a gente se dá conta, ela já entrou pela porta da frente e não pediu licença.

Isto posto, sem perceber colocamos o pé na estrada da comparação com os outros, colocamos o pé no pavimento dos sonhos e fantasias surreais.

Começamos a projetar objetivos inatingíveis do ponto de vista humano que nos mergulharão no oceano da depressão e da baixa autoestima.

Aliás, neste mundo da “Alice no País das Maravilhas”, sem perceber a gente escolhe ficar por lá e não conseguimos mais voltar para o mundo real.

Quando a gente vive no futuro, a vida passa entre os nossos dedos e a gente não aproveita o calor do sol que nos convida para dançar. A gente não percebe. Mas, quando nos damos conta, parece ser tarde demais, perdemos o tom, perdemos o compasso, perdemos o soneto do amanhecer.

Por outro lado, quando a gente vive no passado, a vida se torna melancólica e com um ar constante de: “Era tão bom…” “Foi um tempo tão gostoso…” “Que pena porque já não volta mais…” “Meu Deus, que saudades…”

O passado nos aprisiona como um alçapão. A gente perde a possibilidade de voar.

Veja Também  Fábio Muniz: O que fazer quando não sabemos o que dizer na nossa prece?

Aprender a viver um dia de cada vez nos convida a substituir padrões de comportamento que nos fazem mal. Aprender a viver um dia de cada vez abre uma porta para poder praticar a disciplina de persistir e mudar sinapses na mente que se instalaram no nosso cérebro. Ora, quando não nos damos conta, tais sinapses nos remetem para o passado ou para o futuro.

Aprender a viver um dia de cada vez é ter a coragem de colocar o Iphone de lado por algumas horas, abrir os olhos e ver quem está bem na frente.

A gente aprende a viver um dia de cada vez quando praticamos.

Olhar para a esposa e convidá-la para tomar um chá, faz parte deste processo. Entrar na cozinha e fazer um jantar gostoso curtindo o momento, faz parte deste processo.

Pular corda com a filha, faz parte deste processo. Abrir um livro e não se distrair com o WhatsApp, faz parte deste processo.

Aprender a viver um dia de cada vez é saber que o valor do momento é único e não volta mais. Ele existe hoje, ele faz parte do “aqui e agora”, e por isso eu o abraço com toda devoção, força e gratidão.

É isso mesmo. Gratidão.

Gratidão é a palavra mágica para viver um dia de cada vez.

Espero que você viva com toda gratidão o dia que se chama HOJE.

Porque o hoje não está no passado e tampouco no futuro, o hoje existe tão somente e exclusivamente no presente.

Espero que você tenha um ótimo “DIA-HOJE”!

Até a próxima.

Fábio

Collonges au Mont D’or

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens