Cillo: Quando o futebol parece perder para a selvageria

Parece notícia repetida que torcedores de Palmeiras e São Paulo se encontram em transporte público, trocam agressões e quatro são detidos pela Polícia Militar. Não parece ser novidade, no centro-oeste, a morte de um torcedor do Goiás depois de confronto com rivais do Vila Nova. Aí temos um presidente eleito de um dos maiores clubes do Brasil tendo que se esconder no banheiro, depois das eleições, para não apanhar e jornalistas, sem a mesma sorte, agredidos por covardes travestidos de torcedores.

O nosso futebol, diante de tantos fatos repetitivos e lamentáveis, está perdendo de goleada pela selvageria e impunidade.

Não vou discutir aqui se ter a volta de Andres Sanchez ao comando do Corinthians será positiva ou não para o clube. Apenas os atos dele vão poder responder essa pergunta. A questão é outra: a agressão tem que ser banida do futebol. Não se pode permitir que os atos de selvageria façam vítimas, inocentes no simples ato de cumprir seu papel social e profissional: informar. São dezenas de imagens mostrando a agressão a jornalistas esportivos após o resultado das eleições no clube paulista.

Há 49 anos, o Santos de Pelé parava a Guerra da Nigéria, na África, para ver uma partida de futebol. Lembrando a data, o Rei do Futebol digitou em sua rede social. “ Eu gosto de pensar que o futebol pode parar guerras. Neste caso, tudo o que eu sei é que dentro de campo só havia paz e harmonia”.

No país da impunidade, fatalmente viveremos outras agressões, exatamente porque não há punição. Até quando? Não dá para responder. Estamos sendo derrotados, ato após ato.

Mas o lado bom é ver o futebol dentro das quatro linhas. Ver os grandes encarando os pequenos e alguns se dando mal. O Grêmio promoveu o retorno dos titulares no Gauchão e nem assim venceu. Um a zero para o Cruzeiro. E quarta derrota seguida do tricolor campeão da última Libertadores. O Inter não deixou por menos. Sem força máxima o colorado caiu em Pelotas. Um a zero para o Brasil.

Veja Também  Andrea Ignatti - Rio de Janeiro: quantos minutos de silêncio?

No campeonato carioca o Botafogo não consegue vencer o Madureira e agora pega o Flamengo nas semifinais. O Fogão ficou atrás do Boavista que pega o Bangú. O Flamengo é o melhor ate agora da competição. Venceu o Nova Iguaçu, um a zero. São 13 pontos ganhos em cinco partidas.

No campeonato paulista o primeiro clássico do Palmeiras 2018 e a quinta vitória seguida. Dois a um contra o Santos e 100% de aproveitamento do alviverde. O São Paulo reintegrou o peruano Cueva, depois de suas derrapagens. E venceu o Botafogo de Ribeirão Preto. Segue firme. O Corinthians foi preciso em Novo Horizonte para se manter líder do grupo A. Um a zero no time da casa. Gol de Pedro Henrique.

O Atlético em Minas Gerais não vencia há duas rodadas. Sofreu contra o URT em Patos de Minas. Ricardo Oliveira fez no final do segundo tempo um apertado placar. Um a zero.

Não é melhor falar “desse lado” do futebol ? Que bom se fosse assim.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens