Nivaldo de Cillo: Neymar, se eu fosse você

neymar

Neymar. Indiscutível sua grandiosidade, mistura de habilidade natural, força física e raciocínio rápido. Tudo isso te transformou em um dos jogadores mais valorizados do planeta e numa das maiores esperanças do hexacampeonato brasileiro na Copa 2018. Mas, permita-me, tem algumas coisas que eu gostaria de sugerir.

Humildade, discrição, solidariedade, podem fazê-lo brilhar ainda mais e você está exatamente na contramão disso tudo, prejudicando a si mesmo e a todo o grupo. Vou explicar em números, algumas dessas conclusões, para que não pareça algo pessoal.

Bastou uma rodada de copa do mundo e, perceba, Neymar. Você, sozinho, sofreu 10 faltas na partida contra a Suíça, número recorde na história dos mundiais de futebol. Acredite Rússia, Islândia, Dinamarca e México também levaram 10 faltas em suas estreias no mundial 2018. Mas aí, suas seleções inteiras. Você, sozinho, tomou as dez faltas. Faltou solidariedade, não? O futebol é coletivo, Neymar. Você teria rendido mais se pensasse assim.

Quer mais números? Quatorze das 28 jogadas no mano a mano contra os suíços, você perdeu. A metade. E a gente precisava tanto da sua humildade para perceber isso. Corremos riscos nesse grupo. Eu acredito que consigamos a classificação. Temos sexta-feira duelo contra a Costa Rica e fecharemos nossas possibilidades contra a Sérvia. Se mudar seu comportamento em campo, talvez seja mais fácil alcançarmos essa meta.

Você tem chance de quebrar recordes, assumir artilharia, ser protagonista. Mas precisa pensar diferente. A artilharia já está um pouco distante. Cristiano Ronaldo, bem mais discreto e solidário, marcou três vezes na estreia portuguesa. Você conseguirá ultrapassa-lo em um torneio tão curto ? Espero que sim. E ainda tem alguns outros que já fizeram dois em uma só partida. Momento reflexivo, Neymar.

Por último, seja mais discreto como figura pública do tamanho de sua grandiosidade. Os cabelos extravagantes chamam a atenção – e provocam iras e piadas de alguns – mas eles não decidem em campo e não ajudam a sua imagem. Se tiver tempo, na concentração, assista alguns vídeos das conquistas de Pelé, nosso compatriota e referência maior. Quem sabe tenhas a inspiração que precisamos para você deslanchar e trazer o hexa para casa. Seria uma conquista fantástica para você, mas para todo o país. Isso se chama solidariedade. Vamos, lá, Neymar. Mostre do que é capaz. Boa sorte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens