Nivaldo de Cillo: Palmeiras joga pra ser campeão

palmeiras

Na essência, São Januário, é a casa do Vasco da Gama. No âmago da questão, para um lado rubro-negro dessa história do Brasileirão 2018, São Januário é o santo da esperança do Flamengo de continuar sonhando com a taça. Pouco provável ? Talvez sim, talvez não.

Se o Vasco da Gama, que ainda corre pequeno risco de rebaixamento, vencer o Palmeiras, e o Flamengo derrotar o Cruzeiro – que já não tem aspirações no campeonato, já que venceu a Copa do Brasil e já está na Libertadores 2019, a decisão vai para a última rodada. E é na fé e na história, que o flamenguista se apoia.

Em 1992, o Vasco acabou ajudando o arquirrival a chegar ao título da temporada. E se a história registra a possibilidade, porque não acreditar ? Os flamenguistas acreditam.

Com cinco pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o Palmeiras está confortável, à beira de conquistar o Brasileirão pela 10a vez – há quem conteste os títulos em campeonatos que tinham outras nomenclaturas. Não vem ao caso. Só um milagre, ou um desastre, dependendo do ponto de vista, tira o título dos paulistas. Basta que os cariocas tenham ao menos um tropeço nos próximos dois jogos. O Palmeiras, virtualmente campeão, pode comemorar no Rio de Janeiro. Ou, na pior das hipóteses, no outro domingo, em casa, contra o Vitória – BA, que poderá estar matematicamente rebaixado na rodada que encerra a série A deste ano. Seria uma despedida melancólica: um campeão contra um rebaixado.

Mas essa história poderia já ter acabado. O Palmeiras derrotou o América – MG, em casa, por quatro a zero. E “comemorou” o título por alguns instantes, graças a uma fake News que agitou as arquibancadas do Allianz Parque.

Quase 40 mil pessoas, em êxtase, vibraram com um hipotético empate entre Flamengo e Grêmio, no Maracanã. Era o resultado perfeito para a matemática determinar o campeão brasileiro. Ocorre que o “gol fake” jamais existiu. Ninguém sabe apontar ao certo como a sincronia macabra envolveu jogadores e até o técnico Luis Felipe Scolari. Todos acreditaram, por breve instante, que o momento havia chegado. Não, não havia – ainda. O Flamengo venceu os gaúchos – dois a zero – e se manteve agarrado em míseros 2% de chance de ficar com a taça.

Gol fake não vale, não muda história. Mas torcer para seu maior rival, vale sim. Todo flamenguista será um pouco vascaíno no duelo de logo mais. E se acontecer o milagre da combinação de resultados, a decisão será inexoravelmente na rodada que encerra o Brasileirão.

Aí, se ficar para a 38a rodada, só o flamenguista ficará de olho no campo e com o rádio de pilha ao pé do ouvido. Porque o Palmeiras não vai depender de ninguém. Só dele. Benesse ao time que não perde há 21 rodadas, tem mais pontos, menos derrotas, mais gols marcados. E nenhum deles, fake. Tudo de verdade. Acho que o título já tem dono. Mas aprendi que, no futebol, melhor esperar pra ver.

E você, tem palpite ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens