A 15a rodada do Campeonato Brasileiro foi um teste para os nervos dos torcedores paulistas. Mas a sensação de alívio foi mesmo dos são- paulinos, que finalmente comemoraram uma vitória após tanto tempo.
O triunfo sobre o Vasco por 1 a 0, no Morumbi, não tira o time da zona de rebaixamento, mas dá esperança de uma recuperação no torneio. O técnico Dorival Junior deixou claro na coletiva de imprensa após a partida que os três pontos foram fundamentais para o retorno da confiança entre os jogadores. O time tem um compromisso dificílimo contra o Grêmio na próxima rodada, mas a partida será disputada em casa e o torcedor estará lá para incentivar.
Outro bom resultado foi obtido pelo Santos. O time dirigido por Levir Culpi bateu a Chapecoense por 1 a 0 com um gol improvável marcado pelo volante Emiliano Vecchio. Após receber belo passe de Lucas Lima, o argentino – antes encostado por Dorival Júnior – driblou o goleiro e chutou forte, quase sem ângulo, para abrir o placar. Golaço!!!
Mas o jogo teve como destaque as atuações dos dois goleiros. Jandrei evitou uma vitória mais elástica do time da casa. Vanderlei, observado de perto pelo preparador de goleiros da seleção brasileira, Cláudio Tarrafel, foi o grande nome da noite.
Vanderlei mostrou que está em ótima forma ao fazer intervenções que garantiram a vitória santista pelo placar mínimo. Ainda no gramado, o jogador já demonstrava nos microfones dos repórteres de campo que tem muita esperança de vestir a camisa da seleção nacional. E merece muito mesmo!
O Palmeiras mais uma vez deixou os torcedores com os cabelos em pé no empate em 2 a 2 com o Flamengo na Ilha do Urubu, novo caldeirão rubro-negro no Rio de Janeiro. O time comandado por Cuca foi muito mal no primeiro tempo mas, inacreditavelmente, conseguiu virar o placar. E de forma ainda mais impressionante, sofreu novo empate com um gol originado de um chutão do goleiro Thiago que acabou aproveitado por Guerrero em uma falha grotesca do zagueiro Luan.
No segundo tempo, o time alviverde melhorou e teve várias chances de marcar, mas parou nas mãos de Thiago. O Flamengo teve a oportunidade de passar à frente em um pênalti bisonho de Michel Bastos, mas o goleiro Jaílson – que já havia se destacado na primeira etapa – saltou para defender a cobrança de Diego e se manter invicto com a camisa do Palmeiras.
A surpresa da noite ficou para a goleada da Ponte Preta sobre o Coritiba – 4 a 0 – e o empate (mais um) do líder Corinthians sem gols diante do Avaí, na Ressacada, em Florianópolis. Com o triunfo do Grêmio sobre o Vitória, em Salvador, a diferença entre ambos – primeiro e segundo colocados na classificação – baixou de oito para seis pontos.
Ainda não se trata de motivo para grandes preocupações, mas o time alvinegro precisa cuidar para não perder a gordura acumulada até aqui em pouco tempo. E já são dois tropeços contra times que lutam na parte inferior da tabela. É uma instabilidade natural ou a praga de Renato Gaúcho tá fazendo efeito?!