Breno Sales: Albânia – Descubra o país que esteve 50 anos fechado para turistas.

Olá meus leitores, estamos começando mais uma coluna sobre a Europa. Esta semana vamos falar um pouquinho sobre a Albânia. Você já ouviu falar deste país? Sabe qual língua se fala ali? Ou alguma curiosidade? São respostas difíceis, e não é por um acaso, este país foi considerado um dos mais fechados da Europa por muitos anos e recentemente tem se aberto para o turismo. Então vamos lá, espero que gostem deste país e aprendam mais sobre ele.

A capital da Albânia é a cidade de Tirana, a moeda utilizada é o LEK, o clima neste país é mediterrânico com verões quentes e secos, invernos suaves e chuvosos, possui uma das economias mais frágeis da Europa e por isso se torna um país barato para se visitar. Outro ponto positivo para nos brasileiros é que o país não faz requerimento de visto de entrada e podemos permanecer por 90 dias.

Uma das curiosidades da Albânia é exatamente o fato de ser um país a ser descoberto, ficar 50 anos fechada e isolada do mundo proporciona hoje um mistério. A Albânia possui cenários naturais fantásticos, ruinas intactas e construções do período de guerra e pós-guerra mundial que fazem parte da paisagem do país. Outra curiosidade é que existem no território albanês mais de 100 mil bunkers de refúgio, sim! O governador Enver Hoxha durante seu governo entrou em uma verdadeira paranoia de que seu país seria atacado e fez com que sua população construísse bunkers para se proteger, hoje é possível ver bunkers em praias, no meio de centros de cidades, ou caminhando em meio a floresta.

Outra coisa bem estranha é que o roubo de energia é grandíssimo e comum, as famosas “gambiarras” dominam o país e são consideradas normais pela sociedade.

Veja Também  Sônia Pezzo: Conheça a cidade de Diadema

Este país é considerado por muitos o Caribe Europeu, suas praias são belíssimas, com águas claras e com um clima agradável.

A língua oficial da Albânia é o albanês, no entanto, você não se sentira deslocado, a maioria da população é poliglota, a proximidade do país com a Itália e a Grécia trazem influências de idiomas para o país, o italiano, o inglês e o grego são idiomas comuns entre a população.

A culinária albanesa também é influenciada pela culinária de outros país, sair para comer em um restaurante albanês é como ir em um restaurante italiano misturado com o grego, muita azeitona e vinhos maravilhosos.

As noites albanesas são bem badaladas, sair a noite para ir em uma balada dançar ou até mesmo caminhar na praia é uma boa opção, indico sair bastante, aproveitar bastante o tempo em que estiver neste país, conhecer muitas pessoas, o fato de as fronteiras estarem fechadas por muito tempo fez com que o povo albanês se fechasse a novas pessoas, ao estrangeiro e esta barreira vem sendo quebrada ao longo dos anos.

Penso que todos os dias temos que embarcar em um mundo novo, nossas vidas não é só a mesmice, ou viajar para mesma cidade todo ano, as vezes precisamos arriscar, a Albânia é uma ótima opção par você sair do comodismo, espero que tenham gostado de conhecer um pouquinho do que é este país. Planeje suas viagens, procure informações sobre os lugares, aprenda palavras como bom dia ou boa noite, obrigado e nunca se esqueçam de sempre respeitar o lugar para onde você vai.

Shihemi me vone (Até logo) nos vemos na próxima terça-feira pessoal.

Deixo um convite para quem quiser receber dicas de viagens sobre países o meu Instagram @brenoo_sales, toda semana posto dicas de viagens, países etc.

Veja Também  Fabíola Calixto: ABNT cria Comissão de Estudos sobre Acessibilidade Digital

Breno Sales

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagens: https://www.voltaaomundo.pt

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens