Iramaia Loiola: Do Suave ao Tinto Seco, como faço?

Querido Vinho,

Outro dia, pesquisando sobre o total de consumo de vinho no Brasil, me chamou a atenção a porcentagem alta dos que preferem o vinho suave. Somos um país que ainda consome pouco a bebida se comparado com os do Velho Mundo, como a Itália, França, Portugal, etc e mesmo com os nossos vizinhos, Argentina e Chile, por exemplo.

Tivemos um leve aumento neste número no ano passado. Passamos a tomar um pouco mais de 2 litros por pessoa, total  anual per capita. Sendo que  48,33% foram os de mesa, seguidos pelos vinhos finos – 23,75% e espumantes (20,83%).

Bem, confesso que lá nos primórdios experimentei uns vinhos suaves. Em festas juninas, o vinho quente e também nos sagus..hahaha

Uma outra coisa sobre mim que conto nas colunas de estreia, é que tomar um vinho tinto seco, não foi muito agradável no início. E hoje hein! Hoje não fico sem!

Assisti a um vídeo do sommelier Rodrigo Ferraz, do canal Vinho de Bicicleta, que super indico, onde ele ensina como fazer a transição do vinho suave para o tinto fino seco.

Bem, eu comecei com o Lambrusco Dell’emilia. Tomei garrafas e mais garrafas. É um vinho frisante, adocicado, levinho, teor alcoólico baixo, geralmente barato, em torno de 30,00. Combina com nosso clima quente e “dá um barato” bom para os iniciantes. (risos)

Já o sommelier explica que a sensação ruim na boca, que os que estão fazendo essa transição sentem, tem a ver com os taninos. Eles que incomodam, dão aquela sensação de adstringência na boca, e mesmo que essa pessoa prove de um tinto com os taninos amaciados, ainda assim ela precisa exercitar o paladar. Então, é partir para os vinhos menos tânicos. Ele dá sugestões de algumas uvas: Pinot Noir, Gamay, Dolcetto, Sangiovese, Carménère, etc. Procura delas aí onde vocês costumam comprar seus vinhos.

Veja Também  Gio Giacomini: A relação entre Mindfulness e nutrição

Explica que é necessário verificar se essas uvas não tiveram estágio em barris, porque, como já vimos por aqui, o barril de carvalho também transfere tanino às uvas. Procurem um vinho que estagiou, por exemplo, em barris de inox. Como de costume, o link está no final da coluna, caso queiram saber um pouco mais.

As dicas são para quem quer se aventurar pelo mundo dos vinhos, que como bem sabemos, é fascinante. Se não for o teu caso, vai no suave e está tudo maravilha!

Para harmonizar vamos dele “again” Anderson Paak em parceria com Bruno Mars, que para mim é o novo rei do pop, black music da mais alta qualidade. E temos essa gostosura Leave the Door Open, hummmmmm…delícia!

Bruno Mars, Anderson .Paak, Silk Sonic – Leave the Door Open [Official Video]

 

I’m sippin’ wine (Sip, sip)

Estou bebericando meu vinho

In a robe (Drip, drip)

Num robe

I look too good (Look too good)

Estou muito bonito

To be alone (Woohoo)

Para ficar só

 

 Cheers! Até semana que vem!

 Iramaia Loiola

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagens 01 e 02: Freepik

Imagem 03: YouTube

 

Fonte: CONSUMO DE VINHO NO BRASIL SUPERA OS 2 LITROS PER CAPITA

Fonte: Do Vinho Suave Para O Vinho Seco Fino

Loading

Respostas de 2

    1. Assim eu me sinto a tal, hein? Hahaha Fiquei tão feliz em saber disso. Que bacana que fez a transição…Hehehe Saúde e um ótimo domingo aí pra vocês! ??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens