Iramaia Loiola: O vinho e os dentes

Querido Vinho,

Tão querido, mas tão querido que fica difícil, quase impossível ficar numa simples tacinha recomendada para obter os benefícios da nossa tão amada bebida.

Mas eu jurava que para a saúde dentária você era meio que vilão. Aqueles dentes roxinhos que ficamos após beber um tinto, achava que era bem nocivo ou a erosão do esmalte dental causada pelo consumo do vinho branco. Aqui cabe lembrar que é no excesso.

Qual não foi minha surpresa ao descobrir que beber vinho pode fazer bem ao dentes. 

A afirmação vem de uma pesquisa feita pela American Chemical Society (uma ONG fundada pelo congresso americano em 1876, com a proposta de fomentar estudos científicos) em parceria com a Universidade de Madri.

Um componente do vinho chamado polifenol ajuda a manter as bactérias nocivas longe da nossa boca. Elas não conseguem fixar-se nas superfícies bucais como as gengivas e os dentes, de acordo com esse estudo. Como elas precisam ficar grudadas nos dentes para de lá começarem a se proliferar, o problema é eliminado tomando vinho. Eba!!

O estudo não é conclusivo já que foi feito em ambiente externo e não na boca. De qualquer maneira, da próxima vez que tirarem sarro de você pelos dentes roxos você pode mencionar esse benefício. (risos)

Agora para evitar que os dentes manchem podemos adotar simples medidas como tomar bastante água durante o consumo do vinho tinto. A acidez contida no vinho facilita a pigmentação dos dentes. A água tem o papel de diminuir essa acidez além de colaborar na hidratação da mucosa da boca e remoção de resíduos alimentícios.

Se você mantiver uma boa higiene bucal escovando os dentes adequadamente (consulte seu dentista) não tem por que se preocupar com as manchas. Elas sairão pois são superficiais. Se os seus dentes possuem placa bacteriana, aí sim temos um problema. Isso aumenta a suscetibilidade dos dentes às manchas. Tem que dar aquele pulinho no dentista e fazer a limpeza necessária. 

Outra coisa interessante que li é que a combinação de queijo e vinho é perfeita para os dentes. 

A mistura destes dois ingredientes pode anular o efeito nocivo do vinho, graças ao cálcio presente no queijo que é exatamente o componente que o vinho destrói. 

Não é o máximo? Eu, como adoro queijo & vinho fiquei bem feliz com essa descoberta.

Uma outra harmonização que dá sempre certo é vinho e música. Como vocês sabem toda semana temos uma dica aqui e hoje vamos de Cindy Lauper com um hit super adorado por nós todos (espero) numa versão ao vivo deliciosa de ouvir e cantar junto. Girls (and boys) just want to have fun. Isn’t that true? Cheers, everyone! See you!!

 

4 respostas

  1. Bom Dia Iramaia!
    Assunto difícil de evoluir kkkk nunca me preocupei com os dentes. Faço a limpeza de seis em seis meses e realmente não me ligo nisso. Talvez seja mais coisa de mulher.
    De maneira geral, se o vinho for muito ácido, não faz bem em geral, não só para os dentes como também para o aparelho digestivo. Melhor gastar um pouquinho mais com um bom vinho, beber menos e melhor.
    Chears

  2. Uau! Que máximo saber que o nosso querido vinho pode até fazer bem pros nossos dentes!! Mas vou seguir a dica, queijinho claro uma ótima pedida, e TB uns copos de água!! Muuuack bjo mamy!!

  3. Hélio, eu sou bem preocupada com meus dentes, mas não a ponto de deixar de tomar meu vinho, ácido ou não. Adotando essas simples medidas que mencionei no texto, não sei se saio ilesa, mas de consciência sim..
    Haha Cheers!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens