Iramaia Loiola: Vinho velho é melhor?

Querido Vinho,

Estava aqui pensando no porquê as pessoas dizem que quanto mais velho você fica melhor. Será que isso é verdade ou mito? Fui procurar saber. 

Podemos dizer que é mito. Mas há de fato vinhos que têm potencial de guarda. E o que quer dizer isso? Quer dizer que quanto mais você esperar para consumi-lo mais agradável estará ao paladar. Cada um num determinado prazo de tempo. A maioria dos vinhos que consumimos não são “velhos”. O prazo máximo de consumo é de 3 a 5 anos após a data da safra/colheita.

Posso afirmar que nunca provei um. São geralmente mais caros, este fator já é um grande impeditivo pra mim..hehehe, pois são feitos de uvas especiais e que requerem mais dedicação. A tampa de rolha permite que o oxigênio entre aos poucos fazendo com que a bebida evolua tornando-se algo mais interessante a se apreciar.

Para adquirir um vinho desses é necessário saber a região produtora, a vinícola e a safra. Somente algumas regiões produzem esse tipo de vinho. Exemplos: “Bordeaux e Borgonha na França, e Montalcino e Barolo, na Itália. Há boas opções também na América do Sul, como Luján de Cuyo, na Argentina; Canelones, no Uruguai, e Vale do Cachapoal, no Chile. As vinícolas conceituadas costumam ser as melhores produtoras e é importante saber que nem toda safra está apta ao envelhecimento.” Bruno Hermenegildo – Sommelier International

E como saber quanto tempo esperar dependendo do vinho que temos em mãos? Infelizmente esse tipo de informação ao consumidor ainda não é comum. Logicamente se pode pesquisar na internet. Uma pausa aqui para dizer que estou fazendo isso exatamente nesse instante com um vinho que tinha na geladeira. Um milagre da sobra de meia garrafa ainda não consumida. Já volto pra dizer se é fácil encontrar essa informação.

…. Voltei sem saber. Não é tão simples. O que se tem são regras gerais. Como fazer para consumir os vinhos jovens, os de média guarda (de 4 a 8 anos) e os de guarda (mais de 8 anos)  

Se você é como eu, que compra um único vinho para consumir rapidamente, no máximo em horas, a dica é usar um decanter, que é um recipiente próprio para decantar/aerar sua bebida (ou uma jarra de vidro qualquer que você tenha em casa) e aguardar uns 30 minutos antes de consumir. Isso se você aguentar, porque vinho pra mim é como bolo quente, não espero esfriar e queimo a língua e o céu da boca comendo..hahaha O decanter ajuda na aeração do vinho, que significa expor o vinho a um pouco de oxigênio antes de tomá-lo. Ajuda a liberar os aromas. 

Para vinhaços, são necessárias adegas climatizadas, também. É o teu caso? Maravilha! Dá pra investir. Para os que são como eu, fiquemos nos vinhos jovens, mais em conta, mais imediatos. Combinado?

Hoje vamos de Esperanza Spalding na harmonização música & vinho. Caso nunca tenha ouvido ou não a conhece, essa é a sua chance! Aqui interpretando On the sunny side of the street, um clássico do jazz dos anos 30 regravado por muitos artistas. Pelo sudeste as temperaturas não têm sido tão agradáveis, quente demais. Hora de gelar um vinho branco e relaxar! Até a próxima semana. Cheers!!

2 respostas

  1. Salve Iramaia!
    Um único comentário, se for guardar, mesmo que por pouco meses, prefira os Reserva ou Gran Reserva. São vinhos que vão agradecer o descanso antes do “abate”.
    É isso aí.
    Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens