Priscilla Bisognin-Pães da Itália: muito além do pão italiano

pão italiano

Você deve ter ouvido inúmeras vezes o termo pão italiano. No geral ele é usado por nós brasileiros para descrever um pão feito com farinha de trigo branca, com um interior macio e casca dourada e crocante. Há diversas variações na forma como o pão italiano pode ser feito, principalmente em relação à presença de fermento natural ou à quantidade de água usada na massa. Apesar de no Brasil nós usarmos o termo pão italiano com tanta frequência, poucos brasileiros sabem que a Itália possui diversos tipos de pães, e que suas diversas características e seus nomes vêm das regiões nas quais eles são mais produzidos e consumidos. Para que você conheça um pouquinho mais da pluralidade da gastronomia da Itália preparamos um guia com alguns dos principais pães italianos e suas características.

Ciabatta: seu formato pode não ser dos mais vistosos, seu aspecto achatado é o responsável por seu nome: ciabatta significa chinelo em italiano. Mas não deixe que sua aparência mais rústica te engane, seu sabor e textura são bem mais sofisticados. Por possuir um alto teor de água, essa massa fica mole demais para ser moldada como os demais pães, por isso ela é apenas cortada antes de ser assada. A alta hidratação é o que confere uma maciez inigualável ao seu interior, além da alta quantidade de alvéolos, contrastando com a casca que apresenta leve crocância. Como se tudo isso não fosse suficiente, esse pão ainda leva azeite de oliva, o que o torna ainda mais saboroso.

Pão toscano: já imaginou comer um pão sem sal? Pois os moradores da região de Toscana estão bastante habituados, já que o pão que representa a região dispensa o uso de sal. Duas explicações são atribuídas à essa forma nada habitual de fazer pão: a primeira é que os moradores não conseguiam pagar os altos impostos que acompanhavam o sal antigamente e a segunda é que esse pão geralmente é acompanhado de sabores muito intensos, como carnes maturadas que são mais fortes que de outras regiões.

Pão de Altamura: apesar de pouco conhecido no Brasil, esse pão é um dos mais tradicionais da Itália. A denominação pão de Altamura pode ser apenas atribuída ao pão produzido na cidade de Altamura, o que atrai turistas do mundo inteiro para conhecer não apenas o encanto desta cidadezinha na Itália, mas também o seu famoso pão. Feito com sêmola de trigo, com alto teor de proteína e fermentação natural. Uma das principais características desse pão é a sua casca mais grossa e dura, interior macio e sabor acentuado do trigo, devido ao uso da sêmola.

E você , já te a oportunidade de provar algum desses pães?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens