Iramaia Loiola: Dica de Vinhos.

Querido Vinho,

Já faz um tempinho que não conto para vocês quais vinhos estamos tomando. Então fotografei as 4 garrafas disponíveis aqui em casa para o fim de semana.

São dois chilenos e dois portugueses. Vocês sabem que não faltam vinhos portugueses, os meus preferidos. Diversas uvas também. Nos chilenos é mais fácil de identificar. Veja que já vem na parte da frente do rótulo. A maioria dos portugueses, pelo menos os que compramos, são um blend. Raramente é um varietal (vinho produzido com uma única casta). E, se procurarmos pelas uvas que os compõem no rótulo, estará descrito algo parecido com: elaborado com uvas viníferas. Lembrando que Vitis vinifera é a espécie de videira, também conhecida por parreira, mais cultivada para a produção do vinho fino, esses que adoramos. Comentei um pouco sobre a diferença dos vinhos do Velho e Novo Mundo. Nem tem ideia do que seja? Clica aqui Querido Vinho no velho e novo mundo.

Bem, aí temos de fazer uma pequena pesquisa na internet e descobrir outras informações sobre o vinho que vamos degustar. Hoje à noite abriremos o Conde de Arraiolos. Já provamos uma garrafa. Provamos e aprovamos. Veja o que encontrei sobre ele.

Uva: Syrah, Cabernet Sauvignon, Alicante Bouschet.

Cor: Granada.

Aroma: Frutos maduros.

Paladar: Taninos macios, complexos.

Teor Alcoólico: 14%.

Temperatura de serviço: 16º C a 18º C.

Harmonização: Carne de vaca, cordeiro, vitela e aves.

Enólogo: Jaime Quendera.

Região: Alentejo

Produtor: Herdade das Mouras de Arraiolos

“Apresenta uma cor granada, com aromas a lembrar frutos muito maduros, frutos pretos e algumas especiarias. Na boca é cheio e complexo, com taninos macios, final muito longo e elegante.”

Curiosidade → Sempre leio Herdade nos rótulos e confesso que não havia procurado o significado ainda. Cá está, pra quem não sabia: Em Portugal a designação de Herdade é dada aquela Quinta (vinícola) que possui uma grande área de vinhas em hectares. Herdade é uma quinta com cerca de 10 mil hectares. Veja a foto abaixo da própria Herdade dos Mouras que tirei do site do fabricante.

Fonte: http://www.mouras.pt

No site da Vivino este vinho é  bem classificado. Muito se fala sobre a qualidade dele a um preço bem acessível. Os nossos foram comprados no Pão de Açúcar, sempre aproveitando as promoções. Não encontrei na busca online para deixar aqui para vocês. Não sei se ainda consta em estoque. Se passarem por lá, deem uma procurada. Quem sabe ainda tem! A maioria dos vinhos que consumimos custa entre 40,00 e 70,00.

Os outros comento numa outra oportunidade, ok?

Para harmonizar, hoje trago uma cantora portuguesa de nome Carminho numa parceria com a nossa Marisa Monte cantando Tom Jobim – Estrada do Sol. Um deleite para os ouvidos.

Tenham um ótimo fim de semana. Se possível com vinhos para celebrar a vida.

Até mais.

Cheers!!

Iramaia Loiola

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagem: Arquivo pessoal da Colunista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens