Iramaia Loiola: Drink Clericot para o verão!

Querido Vinho,

Mês de janeiro é tempo de férias escolares. Muitos aproveitam para viajar com os filhos e o destino escolhido por grande parte dos brasileiros é a praia. Pensando nisso, resolvi trazer uma receita de um drink refrescante cujo principal ingrediente é o quê? Dou uma tacinha de Porto para quem adivinhar? Vou ter de repor o estoque de Porto (risos). Sim, a estrela é o vinho. Chama-se Clericot. (lê-se Clericô)

Originalmente foi criado na França no século XIX e conforme o site da Wine, a versão clássica inclui suco de limão, xerez, brandy e soda, além do vinho e das frutas. Hoje é muito consumido na Argentina e Uruguai. Confesso que aqui em casa não temos o hábito de fazer drinks com o Querido Vinho e nem quando tenho a oportunidade peço. Concordo, porém, que deve ser uma delícia beber com amigos na praia ou piscina. É muito propício para dias quentes. Se você é fã de drinks vai adorar!

Há receitas variadas, diferente do original citado acima. Açúcar, água com gás, licores diversos ou conhaque, são alguns dos ingredientes utilizados hoje em dia. E claro, a base comum são vinhos, especialmente brancos e espumantes, e as frutas. Se você acha demais colocar açúcar no seu, não precisa. Na minha opinião ficaria maravilhoso apenas com os licores que já adoçariam perfeitamente a bebida.

Peguei uma receita do site da Revista Adega como inspiração para quem quiser fazer.

  • Frutas picadas a gosto (sugestão: 1 laranja, 1 maçã, 1 pêra, ½ abacaxi, 1 kiwi, 5 uvas, 5 morangos)
  • Gelo em cubos
  • Açúcar a gosto (sugestão 4 colheres de sopa)
  • 1 garrafa (750 ml) de vinho branco ou espumante
  • 1 dose de destilado ou licor (sugestão: vermute, Cognac, licor de laranja ou cereja)
  • Água com gás (ou soda limonada) a gosto

E vamos de Pet Shop Boys com a sua New York City Boys numa versão mais recente. Incrível como a voz destes artistas quase nunca muda. Neste caso, estamos falando de mais de 40 anos. Começaram em 1981 e estão ativos até hoje. O vídeo é de 2019 e a música foi composta em 1999. Uma música bem gostosa para dançar e curtir aí com seu drink ou um vinhozinho branco mesmo. Divirtam-se e nos vemos semana que vem! Cheers!!

Iramaia Loiola

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagem 01: www.divinho.com.br

Imagem 02: Revista Adega

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens