Iramaia Loiola: Inverno: Sopa & Querido Vinho

Querido Vinho,

Eita friozinho da moléstia que se abateu sobre nós aqui da região sul e sudeste! E frio pede vinho..hahaha Frio, menos frio, quente, menos quente, sabemos que tanto faz, mas que é gostoso, ah, como é!

Além disso, fiquei mais comilona. E já penso nos pratos do fim de semana antecipadamente..hehehe. Para esse, vamos de uma sopa, um caldo italiano: Cappelletti in brodo.

Procurei receita e harmonização com o querido vinho. Não é nada complicado. O caldo, o cappelletti compra-se pronto.

Das receitas que vi, a que mais me interessou, foi essa: Cappelletti in brodo

O caldo é daqueles tradicionais, sabem? Carne, cenoura, cebola, salsão, ervas, etc. Cozinhar tudo e temperar com sal e pimenta. Então, acrescente a massa e deixe cozinhar conforme instruções do fabricante. Se achar massa fresca, melhor! Depois eu conto o resultado. Mas não tem como não ficar gostoso, não é? Caldo, massa e um queijo parmesão ralado por cima. Hummm!!! Dizem que no sul, na serra gaúcha se come muito desse prato.

E o vinho, qual será a harmonização? Vejam o que as especialistas Paula Daidone e Cibele Siqueira recomendam no site da Uol

“Lambrusco e Soave para caldo de frango; Merlot, Malbec, Sangiovese e Pinotage para caldo de carne. POR QUE? O Lambrusco é um vinho tinto com taninos presentes e alta acidez, características que ajudam a cortar a gordura oriunda da proteína animal, presentes tanto no caldo quanto no recheio. Além do Lambrusco, os italianos consomem essa sopa com vinho branco seco do norte do país, como o Soave. Agora, se a opção for por um caldo de carne, você já pode entrar com um tinto mais tânico e com menos acidez.”  –Aprenda a combinar vinhos com receitas quentinhas (tem umas dicas boas no site, de harmonização com outras comidas típicas de inverno)

Esse Soave, nunca tinha ouvido falar. Fiquei curiosa. Abaixo um resumo para quem como eu, também desconhece.

“Ao redor da cidade de Verona, além dos clássicos Valpolicella conhecidos mundialmente, uma denominação se destaca exclusivamente por seus brancos: Soave.

Os vinhos Soave são produzidos principalmente a partir da variedade Garganega, já que devem ser obtidos por pelo menos 70% dessa cepa e o restante de uvas Trebbiano di Soave (local) ou Chardonnay.

Garganega é uma das variedades mais antigas da Itália. As vinhas se estendem do lago di Garda às Colli Euganei. São vinhos delicados com notas de flor branca, damasco, maçã e cítricos. ” – Revista Adega Uol

E é isso! Hoje a harmonização é com música italiana, uma preciosidade que acabo de encontrar: The Gypsy Queens – L’Americano  O vídeo é uma delícia de assistir. Espero que gostem e que saiam dançando pela casa, como fiz (risos)

 

Bom fim de semana.

Cheers!!!

Iramaia Loiola

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagem: Vinho sem preconceito

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens