Iramaia Loiola: Nomes estranhos e rótulos mais ainda…

Querido Vinho,

Nomes estranhos e rótulos mais ainda por Iramaia Loiola

Já comentei aqui sobre os rótulos dos vinhos e até brinquei na minha bio que as garrafas escolhidas eram com os rótulos mais bonitos. Se era verdade? Sim, até certo ponto.

Claro que o líquido é mais importante que a aparência. Mas o prazer começa na escolha visual. Não será logicamente o único requisito.

Rótulos

Uma amiga mandou-me no Facebook um rótulo engraçado de um vinho argentino chamado Cuatro Vacas Gordas. O curioso é que vemos somente três. Ao indagá-la, a resposta veio na lata: são três olhando para uma..haha

A ideia para a coluna surgiu daí. Falar sobre nomes engraçados, estranhos. E ao invés de rótulos bonitos, os feios. O que ela me mandou é fofo com um nome bastante peculiar. Provavelmente há uma história por trás. Outra coisa gostosa dos vinhos. Ler sobre a origem dos nomes.

vinhos

Bem, os portugueses dão um show no quesito nomes estranhos, ao menos para os nossos ouvidos: Rapariga da Quinta, o clássico Periquita (tomei muito, mas muito mesmo quando comecei no mundo dos vinhos), Porca de Murça (deste, já degustamos várias garrafas), etc. Aqui, você encontra um artigo pra lá de legal sobre os vinhos portugueses com seus nomes bem humorados: Nomes lusitanos, ora pois.

Mas, uma coisa é um rótulo bonitinho com um nome engraçadinho, outra bem diferente é quando o mau gosto impera. Numa rápida busca no Google, encontrei um site que listou 20 (que eles chamam: ofensivos, feios ou simplesmente esquisitos) rótulos que podemos encontrar por aí. Por incrível que pareça, isso pode chamar a atenção e acabar vendendo mais. Alguns deles são considerados bons vinhos. Ou seja, tem o contrário também. Vinho de qualidade, aparência péssima. Confesso, eu não compraria e se fosse dona de uma importadora, nunca traria esses vinhos para cá. (risos)

Cheers

Para citar alguns exemplos: Horse’s Ass (que traduzirei como bumbum de cavalo pra ficar mais bonitinho), Le Vin de Merde (O vinho de merda – mas, gente!!!), World’s End (fim do mundo – como diz no artigo, quem gostaria de degustar seu vinho pensando no fim do mundo?), Arrogant Frog (sapo arrogante, what???), Bitch, etc. Vou deixar o link para vocês darem uma olhada. É de chorar! Está em inglês, mas dá para contemplar a “beleza” das garrafas: Here are 20 offensive, ugly or just plain weird wine labels you might have run across

Aqui no Brasil, a vinícola catarinense Pericó se deu bem quando a vencedora do BBB de 2021 de nome Juliette alavancou as vendas de um dos seus vinhos chamado Juliette, que não era originalmente uma homenagem à participante do reality show. Olha o que o diz o CEO “O volume de venda quadruplicou nas últimas duas semanas e a Pericó já vem atingindo o maior faturamento de todos os tempos” . Particularmente, o rótulo não me agrada..hehehe Aqui tem a reportagem completa: Juliette, vinho lançado ano passado, vira inesperada homenagem à campeã do BBB e tem explosão de vendas

Para harmonizar nossa coluna de curiosidades, vamos de uma banda inglesa chamada The Feeling, que acabei de conhecer apesar de existir desde 1995. A música é um rock meio progressivo delicioso de ouvir. Aposto que vocês vão querer repetir. The Feeling – Never Be Lonely

Um ótimo fim de semana.

 Divirtam-se.

Cheers!

Iramaia Loiola

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagem 01: Freepik

Imagem 02: balaiodovictor.com

Imagem 03: Blog Vinho Tinto

Imagem 04:  vaocubo.com

Imagem 05: Revista Adega

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens