Iramaia Loiola: Por que o Querido Vinho tem aromas além da uva?

Querido Vinho,

Assistindo a um dos episódios de Masterchef, aquele reality famoso, tive a ideia para o post de hoje. Numa das provas para salvar a pele, os candidatos tinham que provar vinhos (meu tipo de prova…risos) e descrever os aromas sentidos na taça: flores, frutas, especiarias, etc. Bem, para auxiliá-los, na mesa ao lado havia taças com os elementos aromáticos que compunham o bouquet presente nos vinhos tais como: frutas vermelhas, abacaxi, rosas, lírios, ervas, cravo, canela, etc. Então era provar um e indicar quais taças daquelas ao lado correspondiam ao vinho provado e aroma sentido.

Acredito que para mim seria uma prova mais fácil que difícil. Veja, é “mel na chupeta” identificar os aromas quando se trata de vinhos bem diferentes como um espumante e um tinto. Mas e se tem um espumante, um branco mais amanteigado como o Chardonnay e um mais cítrico como um Pinot Grigio? Será que eu conseguiria? Não sei. Mas com as dicas do convidado do programa, o sommelier da vinícola Garibaldi, talvez me saísse bem. (Obs.: As descrições abaixo foram dadas por ele e deixei o link disponibilizado, caso você queira dar uma espiada)

Então, rapidamente, aquela pincelada que damos por aqui, vamos saber como são formados os aromas do Querido vinho. Porque como diz a Helena, uma das participantes do reality, eu bebo por prazer e não fico pensando nos aromas da bebida (risos)

Aromas primários: têm origem da própria uva, encontrados nos vinhos mais jovens que não passaram por processo de envelhecimento. Aromas que lembram bastante a própria uva, frutas cítricas, frutas tropicais, herbáceos, temperos; alguns aromas que lembram um pouco de flores brancas, especialmente.

Aromas secundários: se formam durante os processos de fermentações. Aromas que lembram um pouco de iogurte, de manteiga, de queijos. Também de pão tostado, dentre outros aromas. Esses vinhos são geralmente brancos e rosés, com um pouquinho mais de evolução e os tintos que ainda não passaram por fase de afinamento ou envelhecimento em madeira.

Aromas terciários: mais complexos, encontrados em vinhos que passaram por afinamento ou envelhecimento em madeira e também em garrafa e que remetem a pão tostado, baunilha; vai lembrar também algumas especiarias como cravo, canela, entre outras.

Os aromas nos remetem a lembranças que chamamos de memória olfativa. Por isso, se você quiser tornar-se um expert na detecção desses aromas todos no vinho, tem que treinar. Como podemos fazer isso? Numa feira, por exemplo. (Abrir um parênteses para dizer que adoro uma feira) Tem lugar mais propício para sentir milhares deles? Outra opção é adquirir um kit. Li que o mais completo é o Le Nez du Vin, com 54 aromas para nenhum nariz botar defeito. São eles: abacaxi, acerola, banana, goiaba, maracujá, lichia, melão, cereja, framboesa, groselha, morango, damasco, manga, pêssego, maçã verde, pera, tutti-frutti, laranja, limão, lima, tangerina, ameixa, blueberry, erva-doce, eucalipto, menta, grama, avelã, nozes, amêndoa, chocolate, caramelo, mel, manteiga, baunilha, cedro, café, coco, tabaco, defumado, terra molhada, alcatrão, querosene, brioche, lavanda, violeta, rosa, jasmim, acácia, flor de laranjeira, anis, cravo, canela, alcaçuz. Link para compra → Preço salgado como um bacalhau: Le Nez Du Vin

Ah, faltou xixi de gato e gasolina nos aromas do kit..hahaha

Para acompanhar o nosso vinho, nada melhor que a canção Aroma de Gilberto Gil, que não encontrei com ele mas com a Lucinha Turnbull que foi guitarrista na banda de Gil.  Quem for mais velhinho, como eu, vai lembrar-se porque foi um hit lá nos anos 80.

Que o seu fim de semana seja cheio de boas lembranças com aroma de café fresco, pão na chapa, manhãs recém nascidas, alho fritando no azeite, bolo de banana assando, chá de hortelã e os milhares de aromas do Querido Vinho.

Cheers!!!

Aroma – Gilberto Gil

Vem pelo vento

Aroma

Fragrância, odor

Vem da pitanga

Da manga

Perfume da flor

Vem do estrume

Cheiro do gado

Vem do pecado

Do corpo dela

Todo molhado

Aroma

Um cheiro de suor

Vem pelas ventas

Aroma

Do pobre ou rico

Embriagado

Tu ficas

Eu também fico

Vem da macela

Da graviola

Vem do pé de manjericão

Há que cheirar, manjericão

Todo o planeta

Aroma

De planta do sertão

Todo o planeta (que cheirinho gostoso)

Aroma (de capim cheiroso)

De planta do sertão

 MASTERCHEF BRASIL (02/11/2021) | PARTE 2 | EP 18 | TEMP 08

Iramaia Loiola

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagem: Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens