Iramaia Loiola: Querido vinho em desequilíbrio.

Querido Vinho,

Temos degustados muitos vinhos portugueses e acabo de assistir a um vídeo no Youtube, canal Vinhos de Bicicleta (já contei deles pra vocês em outras colunas) e era sobre os defeitos que um vinho pode apresentar e o vocabulário usado para isso. Bom, ele inicia com a palavra: desequilibrado. Ora o álcool se sobressai, ora a acidez está elevada, taninos rústicos ao invés de macios, redondos. O vinho pode estar avinagrado, “chato”, ou entenda, com acidez baixa.

Meu comentário no vídeo foi de que nesses anos todos, não me lembro de ter tomado um vinho que eu pudesse descrever as características acima, ou melhor, até tomei mas sempre achando que era própria daquele vinho, daquela região e se considerei não agradável ao meu paladar, descartei a ideia de comprar mais dele.

Vejam, senhores, que continuo não entendendo muito dessa arte, mas sou curiosa e vou continuar bebendo para descobrir.haha

Em contrapartida, quando ele mencionou desequilíbrio, me lembrei dos vinhos portugueses. Pelo menos os que compramos são sempre muito redondinhos. Nada é agressivo. Às vezes até um pouco doce demais. Taí, ele também mencionou o desequilíbrio do açúcar.

E o que eu acho mais interessante ainda, é que a maioria dos vinhos portugueses é feita de um blend de uvas. Como conseguir equilibrar as quantidades e produzir essa bebida tão fantástica? Profissionais supercompetentes, com toda certeza!

Encontrei um site que indica 18 vinhos portugueses de até 120,00. O que me chamou a atenção, além dos vinhos indicados, logicamente, foram os adjetivos usados para elogiar as garrafas. É de uma criatividade sem fim.haha Copiei alguns e deixarei o link para quem quiser dar mais uma olhada. Vou decorar para usar por aí (risos)

Vocabulário do vinho português: Untuoso, ótimo volume em boca, apetitoso, mineral, macio e sedoso, vivaz, elegante e estimulante, bem arrumado, bem acabado, nervoso, desce bem, sem arestas,  ares “noir”, bem focado, toque austero, etc. Fonte: Provamos às cegas 28 tintos de Portugal e selecionamos os 18 melhores até R$ 120

Para harmonizar vamos de Yamandu Costa. Ah, como eu sou fã desse músico! Assim como um bom vinho português, a sua música tem vivacidade e muita elegância! Espero que gostem da escolha.

Até a próxima. Cheers!

Iramaia Loiola

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagem: Freepik

 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens