Iramaia Loiola: Vamos moderar?

Querido Vinho,

 

A essa altura do campeonato você deve saber o quanto é querido, mesmo! Quanto de alegria nos traz, quanto nos ajuda a relaxar e socializar. Infelizmente, não se pode dizer que colhemos apenas bons frutos dessa relação. Especialmente, se o consumo anda passando do considerado saudável pelos órgãos competentes no assunto. Sei que já falei outras vezes aqui na coluna sobre isso, mas como considero quase um diário de experiências que compartilho com vocês, falo sempre do momento que estou vivendo, e esses sim, são irrepetíveis.

Vez ou outra, leio notícias (essas menos frequentes) sobre os perigos do consumo do álcool. Agora mesmo acabei de ler sobre um grande estudo feito nos EUA que diz que nem o consumo moderado da bebida deve ser estimulado. Ou seja, aquela máxima pregada aos montes de que uma taça de vinho por dia faz bem à saúde, talvez tenha que ser revista.

Ah, Ira, mas a tua coluna é de vinho e você vem com essa agora de não beber nada? Calma, lá! Eu não estou pensando em deixar de apreciar minha bebida preferida. Por outro lado, me preocupo sim, com a quantidade que ando consumindo.

Existem várias doenças associadas ao consumo exagerado de álcool e a mais temida delas, o câncer. A propensão a ter essas doenças aumenta à medida que se eleva a quantidade e a frequência no consumo.

E como pregadora de uma vida saudável, não posso deixar esses questionamentos de lado.

Cada um sabe onde o calo aperta. Estou com 54 anos e sinto que devo estar atenta, ainda mais aos sinais do corpo, afinal temos ido cada vez mais longe e precisamos da saúde intacta para chegarmos bem.

Se quiser saber sobre o estudo, acessem o link: Existe limite seguro para o consumo de álcool?  

Ou seja, moderação é a palavra. Em contrapartida, na música não há que se ter moderação. Por isso que aqui sempre vamos de muita música boa. Conforme Friedrich Nietzsche: sem a música, a vida seria um erro. Nunca cometemos esse erro. Adoro a velharia, músicas antigas, mas assim como devemos nos arriscar no vinho, experimentando novos e tão variados sabores, vamos dar chance aos ouvidos de se encantarem com o novo, o frescor do jovem. Segue o link para uma maravilha de canção e vídeo. Parem um instante e assistam.

Um ótimo fim de semana de moderação. Beijocas e nos vemos por aí!

JUNGLE – KEEP MOVING (OFFICIAL VIDEO)

 

Cheers!

Iramaia Loiola

 

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

 

Imagem: Freepik

 

 

 

 

 

 

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens