Kacau: A Jornada do Marketing até a Era Digital

A história do marketing é interessante porque acompanha os grandes eventos da humanidade.

Se realmente questionarmos a origem do marketing, encontraremos relatos e vestígios desde o Egito Antigo, principalmente no que diz respeito ao marketing político, identificado em algumas ações praticadas pelos Faraós.

Mas para encurtarmos essa viagem no tempo, podemos considerar que ele realmente se destacou e ganhou nome com a Revolução Industrial.

Os conceitos de marketing expressam tudo o que começou nesse período, relacionado ao produto, venda, demanda, ação, estratégias e mercado.

Na hora de conceituar o marketing, podemos buscar a referência em grandes nomes como Philip Kotler (obviamente), Kevin Lane Keller, Lester Wunderman, Peter Druker, Seth Godin, Steve Jobs entre outros. Mas abrangendo tantas definições e conceitos, afinal, o que é Marketing?

Marketing é um conjunto de ações estratégicas criadas para se aplicarem às necessidades de um produto, público ou mercado, porém, gerando lucro. São atitudes, ideias e soluções criativas que transformam um produto ou serviço em algo irresistível ao consumo. São as ações oportunas aplicadas na hora certa, no local perfeito para o público que se quer atingir, pois o marketing nasce mediante uma necessidade, justamente para supri-la. É aquela ação que muitas vezes ninguém vê, mas está lá.

Um dos conceitos de marketing no qual me inspiro muito, é o de Tom Fishburne, fundador e CEO da Marketoonist, no qual ele diz que o melhor tipo de marketing, é aquele que não parece marketing. Simples assim!

Hoje, existem vários tipos de marketing. Para cada situação, uma estratégia diferente, e basta um acontecimento, uma nova tendência ou necessidade para surgir mais um. Segundo Kotler, a referência master no assunto, assim foi a evolução do marketing, que passou por algumas etapas até chegar no Marketing Digital.

O processo teve início com o Marketing 1.0, que surgiu no período da Revolução Industrial. Ele dava ênfase ao produto, que naquela época não apresentava variedades, mas sim uma produção em larga escala. Não haviam marcas diversas, portanto não havia concorrência, bastava dizer que o produto existia e ele era consumido sem muita exigência do consumidor, que não tinha muitas opções.

Com o surgimento e expansão de novos meios de comunicação como o rádio e a televisão, tornou-se necessária uma nova forma de comunicar e de anunciar, pois o consumidor começou a ser mais seletivo, e dessa forma o marketing precisou inovar, surgindo assim o Marketing 2.0, que pesquisava as necessidades buscando atender à públicos mais específicos, com produtos mais elaborados, diversificados e com um conceito mais amplo de mercado.

Os anos se passaram e a internet chegou como uma fonte acessível a uma infinidade de informações ao consumidor, o qual passou a pesquisar e buscar pelas coisas que realmente lhe interessavam. Esse período deu origem ao Marketing 3.0, no qual as marcas viram a necessidade de focar nos valores, buscando uma missão social junto dos produtos e serviços, o que fez com que os laços se estreitassem entre a marca, produto, público e todos os colaboradores envolvidos, pois era o momento da comunicação on-line, e isso exigia uma abordagem diferenciada e mais humanizada.

Um exemplo dessa abordagem é a estratégia utilizada pelo Marketing H2H (Human to Human), que veio justamente para substituir o B2B (Business to Business) e o B2C ( Business to Customer), pois seu objetivo era a conexão entre as partes, marca e cliente, fazendo com que a marca atuasse como uma “pessoa” que estava ali para ajudar o cliente, compreendendo seus sentimentos, anseios e necessidades, gerando assim, uma aproximação e confiabilidade ainda maiores.

Porém, os avanços tecnológicos continuaram elevando a comunicação e fortalecendo a era digital, o que trouxe a necessidade de um marketing que se atentasse de forma mais específica e abrangente à realidade do consumidor on-line, que se tornou mais exigente à medida que teve acesso a todos esses recursos recheados de informações, e foi assim que surgiu o Marketing Digital, também conhecido como Marketing 4.0, uma das versões mais modernas do marketing, marcada pela verdadeira conexão entre a marca e o consumidor.

O Marketing Digital são as estratégias de venda aplicadas em ambiente digital e on-line, tendo uma maior abrangência e criando uma conexão maior com o público. Ele ganhou força quando as empresas perceberam a real necessidade de aderir a meios como sites, blogs entre outros recursos disponíveis em plataformas que ofereciam publicidade e mecanismos de busca, como o Google por exemplo, mas sem dúvidas, o Marketing Digital explodiu com as Redes Sociais.

As Redes Sociais são alguns dos canais mais utilizados pelo Marketing Digital, pois elas não servem apenas para uma maior interação entre os usuários, mas sim como fonte de todo o tipo de conteúdo para os mais diversos públicos e segmentos. Já o Google… nem se fala! Depois que ele surgiu, ninguém fez mais nada sem antes perguntar a ele. Ele não só anuncia, mas oferece mecanismos de busca, serviços como Google AdSense, Google Ads, Analytics entre outros, além de softwares e suporte, todos voltados para a facilitação das estratégias do Marketing Digital.

O fato é que o Marketing 4.0, ou seja, o Marketing Digital, promoveu uma verdadeira revolução nos negócios, onde cada marca teve que mudar seu posicionamento e direcionamento perante o consumidor, devido à transformação tecnológica que elevou produtos, serviços e a comunicação para outro nível, além de darem mais acesso ao público que passou a não procurar mais apenas por uma boa promoção, mas por conceitos, valores, recomendações e referências de tudo aquilo que lhe interessava.

Por essa razão, o Marketing Digital também transformou o mercado e o consumidor, que hoje, tem acesso a tudo. Ele pesquisa, investiga, sabe o que quer e é extremamente exigente. Esse fator explica a necessidade que as empresas tiveram de inovar a comunicação em uma linguagem digital, prática e acessível.

Hoje, um produto bom tem seu reconhecimento, mas o vacilo de uma marca pode custar caro. Um consumidor insatisfeito sabe que pode e deve reclamar, porém, ele faz isso na internet, no mundo digital, sem fronteiras, onde o problema toma uma dimensão com proporções gigantescas, expondo a marca de forma negativa. O fato é que o Marketing Digital fez o mercado ganhar mais visibilidade, portanto, o zelo pela qualidade em produtos, serviços e atendimento se tornaram ainda maiores mediante tanta exposição e pressão, principalmente do público, e diga-se de passagem, um consumidor bem exigente.

O Marketing Digital fez com que a forma de comunicar e anunciar também criassem nova linguagem e abordagem. Antes, as marcas investiam em televisão, rádio, jornais e revistas. Ainda investem? Sim! Mas precisam investir também em mídia digital, ou seja, na internet, com sites, e-commerce, Marketplace, Redes Sociais, Aplicativos, entre outros serviços e também em um bom suporte on-line. E para alimentar todos esses canais, o Marketing Digital conta com dois braços fundamentais, que se complementam e agem juntos, o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, é o inverso do marketing tradicional, pois ele atua fazendo com que o consumidor vá atrás da marca, ao invés da marca ir atrás do consumidor. Ele seduz o cliente através do conteúdo, por isso, o Marketing de Conteúdo vem a ser uma estratégia do Inbound ou Marketing de Atração.

O Marketing de Conteúdo não é apenas um conteúdo produzido em linguagem digital para um consumidor mais tecnológico, coisa que os sites e outros meios on-line já faziam, mas sim, um marketing que tem como objetivo, produzir conteúdos relevantes para o público-alvo, no exato momento em que ele necessita, e a comunicação digital facilita esse tipo de estratégia, pois permite a inserção desses conteúdos em redes sociais, sites, blogs e anúncios on-line.

Essas estratégias fazem com que tudo aquilo que você procura na internet, chegue até  você de diversas formas, cada vez que você estiver conectado, e com certeza você já percebeu isso. Toda vez que você pesquisa algo, logo em seguida, começam a aparecer no feed das suas redes sociais ou até mesmo em outros sites, posts ou banners de anúncios com assuntos relacionados aos que você pesquisou.

Eis aí uma tecnologia que funciona através dos mecanismos de busca, muito usada pelo Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

Hoje, o Marketing Digital, é uma das estratégias mais acessíveis em todos os sentidos, inclusive em relação à custo e abrangência, promovendo uma relação maior entre marca e consumidor.

No entanto, apesar de ser um dos tipos de marketing mais conhecidos e mais aplicados, recentemente deixou de ser o mais atual, dando lugar a uma nova versão, já inclusive muito ativa, dentro da qual ele continua fazendo parte, sem dúvidas, mas com muita inovação e adaptações.

Podemos dizer que esse avanço já era previsto, mas alguns fatos aceleraram o processo, e esse será o assunto da próxima matéria.

Até a semana que vem!

 

Kacau

 

Imagens – Pixabay

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