Kacau: Marketing Emocional, as emoções como estratégias para atrair clientes

As influências e os impactos vem de todos os lados, e as estratégias de vendas nos cercam a ponto de fazer com que qualquer situação possa nos induzir ao consumo de algum produto ou serviço.

Nesse momento, toda a ação que toca os sentimentos ou emoções do consumidor, promove resultados, logo, o marketing emocional tem se mostrado um recurso eficiente na fidelização de clientes.

A inteligência, a sensualidade, a nostalgia, as alegrias e as tristezas assim como a saudade, são algumas das emoções que conseguem tocar o consumidor, mexendo com seus sentimentos e influenciando na decisão da compra.

Por essa razão, o marketing investe cada vez mais na conquista do coração do público, através de conteúdos que inspiram, geram entretenimento e envolvem as pessoas, promovendo um relacionamento emocional entre marca e consumidor.

O marketing emocional é justamente isso, estratégias que apelam para as emoções como forma de atrair os consumidores. Ele trabalha com valores que buscam soluções para necessidades específicas, despertando uma sensação positiva nas pessoas e levando-as ao ato da compra.

Essa troca entre agrado e compra não se trata apenas de vender para obter lucro, mas sim atrair, conquistar e fidelizar o cliente.

Mas o marketing emocional não atua sozinho, ele está inserido em estratégias do marketing de relacionamento, marketing social, marketing de atração ou inbound marketing e inclusive nas práticas de humanização da marca, assunto da matéria Por que as empresas devem humanizar suas marcas?

A diferença entre o marketing tradicional e o emocional, aparece quando o consumidor se apaixona e se afeiçoa ao produto por razões que não sejam apenas a qualidade ou o preço, mas sim, por uma ligação que ele faz e sente do produto com alguma situação ou experiência pessoal que tenham gerado vínculos positivos no primeiro contato ou na hora do consumo.

Uma das grandes estratégias desse marketing, não é apenas satisfazer as necessidades do momento, mas criar novos desejos de consumo que o produto possa realizar e mostrar isso ao público como novas possibilidades.

Colocar esse tipo de marketing em prática, requer sensibilidade, percepção, além de conhecer o público, suas necessidades e ter paixão pelos produtos ou serviços que se oferece, e tudo isso implica em 6 elementos fundamentais:

1. Valor

Acima de tudo, o marketing emocional consiste em valorizar o cliente, demonstrar respeito, zelo e preocupação, oferecendo sempre o que há de melhor. Por sua vez, o cliente sabe reconhecer marcas que agregam valores ao produto e que também lhe valorizam como consumidor, e esse reconhecimento gera um vínculo emocional.

2. Empatia

A empatia ocorre quando a marca compreende emocionalmente o consumidor, assim como suas necessidades e desejos, incluindo também tudo aquilo que o consumidor não sabe que quer, mas que gostaria de ter caso soubesse.

Empatia da marca é ir além das expectativas, dando um passo extra, mostrando total interesse, respeito e comprometimento, se colocando no lugar do consumidor em qualquer situação e trazendo soluções imediatas.

3. Storytelling

Toda a marca ou produto tem uma jornada por trás, e isso costuma atrair a curiosidade do consumidor que adora uma boa história. Contar sobre como tudo começou, o porquê o produto existe, o que ele e os clientes significam para a marca e até mesmo contar como tudo acontece atualmente, são ações que conquistam, cativam e envolvem as pessoas estreitando os laços.

4. Conhecer o cliente

Conhecer o perfil do consumidor e aproveitar situações ou temas do momento, são o ponto chave para saber em que área emocional deve-se focar e investir, ou seja, que apelos emocionais usar para atrair o público certo, da forma correta e no tempo exato.

5. Reconhecer o cliente como parte de um todo

É importante fazer com que o consumidor realmente se sinta como parte importante da história da marca, da existência e do processo do produto.

Fazer ele sentir que determinado produto ou serviço foram feitos especialmente para ele e que ele pertence à marca, assim como criar situações através das quais ele se identifique com a marca e com o produto, são ações que geram interesse, atração e sensações positivas por parte do consumidor, criando vínculos emotivos.

6. Responsabilidade social

O marketing emocional é um dos braços do marketing social, pois usa estratégias que visam propósitos sociais e total comprometimento não só com seus clientes mas também com a sociedade.

As estratégias emocionais precisam levar uma mensagem junto do produto ou serviço, precisam inspirar pessoas e despertar nelas atitudes e pensamentos positivos para com o meio e com o próximo, valorizando o meio ambiente, as pessoas e causas humanitárias, gerando afeto e credibilidade.

O fato é que apesar do ser humano ser racional, são as emoções que falam mais alto na hora de tomar as decisões, inclusive as de compra. Por essa razão, as marcas vem inserindo estratégias do marketing emocional em suas ações, com o objetivo de se tornarem parte memorável da vida dos seus clientes e de estarem presentes em sua rotina.

Emocionar o cliente é parte fundamental do processo para uma ação de marketing bem sucedida!

Por Kacau

Imagem de Capa: AbsolutVision/Pixabay

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