Kacau – Marketing Olfativo: os aromas como estratégia de vendas

O marketing olfativo é um recurso estratégico de comunicação que busca atrair o consumidor pelo sensorial através do olfato.

A estratégia não deixa de ser um recurso subliminar que utiliza aromas para ativar a memória do consumidor, promovendo inúmeras lembranças de lugares, pessoas e situações que despertam nele as mais variadas sensações.

O marketing do olfato não vende produtos e serviços, ele vende experiências agradáveis e memoráveis que conectam o consumidor com a marca.

Hoje, os apelos de venda são basicamente visuais e auditivos. Logo, apelar para o olfato é um diferencial para atrair o público.

Imagem: Freepik/Wayhomestudio

Algumas empresas exploram o cheiro como parte da identidade da marca, com um aroma característico em todos os seus produtos ou no próprio ponto de venda.

Percebemos isso ao passar em frente de qualquer loja do Subway, onde o aroma inconfundível do sanduíche se destaca, aliás, o cheiro sinaliza que há um Subway por perto.

O impacto aromático também ocorre ao entrar na Zara, que fez tanto sucesso com o cheiro das suas lojas, que para satisfazer o público, começou a comercializar o próprio aromatizante, ou então, ao passar em frente de uma loja da Melissa, que mantém o cheiro único e exclusivo do plástico perfumado em cada um de seus calçados. O cheiro é tão atrativo ao seu público, que até o álcool gel disponível na loja para os clientes foi desenvolvido com a mesma essência dos calçados.

O fato é que mediante tantos aromas, sinestésico ou não, o consumidor viaja mentalmente em recordações afetivas que o remetem à sensações geralmente agradáveis, influenciando e somando na decisão de compra.

Quando isso acontece, é o momento em que o marketing olfativo entra em ação proporcionando sensações que geram experiências únicas, e sem dúvidas, fortalecendo o posicionamento da marca.

Para um marketing olfativo de sucesso, é importante definir o aroma correto e característico do negócio, não só do produto, mas um cheiro que defina e represente os objetivos, valores e missão da marca, juntamente com algo que remeta de modo agradável toda essa mensagem ao público.

Esse tipo de marketing pode trazer resultados de curto, médio ou até longo prazo, mas é uma estratégia que cria um clima prazeroso e consequentemente um vínculo com o consumidor, construindo um conceito único e fidelizando a marca.

Muitas vezes, o marketing olfativo, se faz presente naturalmente tanto no produto como no ambiente.

Como exemplo, temos as lojas de perfumes e cosméticos, que sem muito esforço já costumam ter o cheiro agradável dos produtos que vendem, envolvendo o consumidor que muitas vezes acaba comprando itens que não necessita, mas que o ganham pelo aroma.

Imagem: Freepik/KamranAydinow

Outro exemplo muito simples e muito presente em nosso dia a dia, são as padarias com aquele cheiro irresistível de pão fresco e quentinho, saindo do forno, transmitindo a sensação familiar do lar perfeito e confortável, convidando para um café.

Mas não ficando atrás do pãozinho, e talvez com o cheiro mais conhecido de todos, se destaca o cheiro característico de carro novo. Não há consumidor que não perceba ou busque pelo cheiro de carro novo ao adquirir um automóvel.

Esse aroma remete sucesso, poder e conquista. Existem até aromatizantes com fragrâncias que simulam esse cheiro do carro que acabou de sair da concessionária, para agradar o motorista com cheirinho de carro zero km.

Mas quando o assunto é aplicar o marketing olfativo em produtos, serviços ou ambientes, é preciso tomar cuidado para que o cheiro escolhido não cause nenhuma sensação desagradável, e lembrar que cada nota olfativa carrega uma mensagem.

A dose certa da fragrância também é fundamental. Sendo que o cheiro deve ser sutil, não deve impregnar nas roupas, nem no cabelo ou na pele das pessoas, e não pode causar nenhum mal estar, pois algumas pessoas não apreciam cheiro forte e outras são alérgicas à algumas fragrâncias, então o segredo é manter a suavidade.

Vejamos algumas sugestões de essências que se destacam não só pelos aromas deliciosos, mas pelas finalidades e sensações que proporcionam:

– Rosas Brancas: remetem paz e tranquilidade
– Lavanda: oferece a sensação de calma, equilíbrio, harmonia e relaxamento
– Limão e Patchouli: um blend que contribui para uma melhor comunicação
– Pimenta ou capim-limão: estimula o foco e a concentração
– Café: seu aroma estimula o cérebro e promove sensação de despertar
– Canela: abre o apetite
Flor de Laranjeira: alegra o ambiente
– Flor de Pitanga: transmite sensação de confiança e segurança
Rosas: elevam a estima
– Jasmin: promove um efeito relaxante
– Hortelã: promove efeito calmante e sensação de conforto
– Pinho: oferece a sensação de frescor, limpeza e organização
– Arruda: transmite uma sensação positiva, astral e espiritual
– Eucalipto: tranquiliza, perfuma e harmoniza
– Maracujá: transmite sensação de paz e sossego
– Cedro: relaxa e atrai o sono
– Alfazema: purifica as energias e acalma
– Sândalo: proporciona um aroma afrodisíaco e um clima de romance
– Almíscar: indicado para criar momentos de intimidade

O interessante do marketing olfativo, é que ele pode ser explorado mesmo pelas marcas que não tem uma loja física, pois o aroma pode ser inserido nos produtos ou dentro da caixa onde serão enviados os mesmos quando a compra é feita pela internet, levando até o cliente o sensorial olfativo desejado.

Da mesma forma, clínicas, consultórios, escritórios, e até mesmo eventos podem aplicar aromas no ambiente, escolhendo essências que remetam seu trabalho e objetivo, estimulando as sensações desejadas, agradáveis e memoráveis.

E então, qual o cheiro da sua marca?

Por Kacau

Imagem de Capa: Editada com Freepik/Valuavitaly/Racool_studio

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