William Cury: 3 Técnicas TOP’s de passar um Feedback! 

Todo empreendedor, em algum momento, irá se deparar com o dilema de trabalhar com outras pessoas.

Alguns adoram esse fato e outros odeiam e morrem de medo desse dia chegar.

A grande verdade é que se você quer crescer o seu negócio, mesmo que dentro do mercado digital, você vai precisar de pessoas com você.

E essas pessoas nem sempre estão tão preparadas como você deseja. Por isso existem os treinamentos de time, de onboarding, treinamento anuais ou qualquer outro tipo, para capacitar seus profissionais.

Depois de treinados, todos precisam de reavaliação ao longo da jornada, pequenos ajustes que o profissional precisará fazer para obter a melhoria contínua. E a melhor maneira de manter essa melhoria é com o feedback.

Esse vídeo é uma aula feita para um curso de empreendedores que querem ser mais criativos.

E, usando a criatividade e as técnicas mais poderosas que eu conheço e aplico com o meu time na hora de dar um feedback

Existe uma etapa que é FUNDAMENTAL para que esse feedback aconteça de maneira efetiva e que gere os resultados que você empreendedor deseja.

Essa etapa é usar uma técnica muito poderosa e conhecida no mundo dos negócios.
O Rapport. Você conhece?

Explicando de uma maneira mais ampla. Rapport é a forma técnica de se conectar a uma pessoa, acessando o canal de comunicação que aquela pessoa tem.

Dar um feedback, sem fazer rapport com essa pessoa sem fazer rapport antes, é a mesma coisa que conversar com uma pessoa que está em outra sala com a porta fechada.

A pessoa até escuta, mas a comunicação vai com muita falha.

Ok, mas como fazer o Rapport com essa pessoa?

Simples.

Perceba o timbre vocal dessa pessoa.

Perceba como ela gesticula.

Perceba como ela está emocionalmente.

A percepção desses canais de comunicação do ser humano (auditivo, visual e sinestésico) são os indicativos de como aquela pessoa prefere se comunicar no mundo, ou seja, são o caminho para você fazer Rapport com ela.

E para fazer Rapport é só você de forma sutil e elegante, sem parecer um macaco de circo, imitar esses comportamentos.

Quando você perceber que já existe uma conexão entre você e a pessoa, aí sim, você começa a dar o feedback para ela.

Como ela vai estar com a “porta aberta” para você, todas informações que você passar, será melhor recebida e terá mais eficácia.

Agora é hora de aplicar uma dessas 3 técnicas de feedback.

1ª Técnica do Hamburguer

São três etapas para você entregar um feedback e não ficar com aquela sensação estranha de “chamada de atenção!” Que fica depois de um feedback malpassado.

Primeira etapa – O pão de cima.

Esse “pão de cima” é a parte macia, o início do rapport. Aqui você pode começar quebrando o gelo e falando de assuntos gerais relacionados à pessoa e que de certa forma tem a ver com a situação vivida. Mas ainda não irá falar sobre o feedback que você deseja.

Nessa etapa você só irá gerar conexão, por isso busque assuntos leves e prazerosos.

Segunda etapa – “A Carne”.

“A Carne” é a parte que é mais dura de um hambúrguer. Aqui depois de ter feito a conexão com a pessoa, você vai entregar o conteúdo do feedback.

Terceira etapa – O pão de baixo.

Esse “pão de baixo” é menor que o pão de cima, mas MUITO importante para ser feita a técnica por completo.
Aqui você irá tirar a pressão gerada pelo feedback “A Carne”. Aqui você conecta o que você disse no feedback às qualidades que essa pessoa tem e que irão ajudá-la a executar o que você disse.

As pessoas que saem de uma conversa com uma boa sensação, tem mais probabilidade de executarem de imediato pois se sentem mais capazes.

2ª Técnica do Presente

Essa é ótima para você fazer um ajuste rápido e pontual principalmente de uma ação ou comportamento está começando e você já percebe que se continuar não será bom.

É bem simples de aplicar. Mas antes deve ser explicado que isso é um presente, ou seja, você está dando para a pessoa e não quer uma devolutiva, você está presenteando ela.

E como todo bom presente, quem ganha abre e agradece, não devolve o presente dizendo que não gostou. Se por acaso ela não concorde ou não goste é opção dela, o presente já foi entregue.

A atenção que você deve direcionar, é se caso essa pessoa está ganhando mais de uma vez esse mesmo presente, significa que ela está ignorando alguma situação que as outras pessoas estão percebendo.

Quando se instala a cultura do “presente” na empresa, você elimina ruídos por pequenos ajustes que podem ser feitos entre os próprios profissionais. Um presenteando o outro.

 

3ª Técnica do 101%

Essa técnica é para dar feedback para pessoas que estão discordando muito de você, da situação ou de algum colabirador.

Funciona assim. Primeiro você terá que estar muito atento ao que a pessoa que discorda está falando.
Em seguida, você irá escolher 1% do que aquela pessoa está falando e concordar 100% com aquilo. Isso irá gerar um rapport instantâneo com essa pessoa e facilitará você aplicar uma “Presente” ou “Hambúrguer” com muito mais facilidade.

Me conta, qual dessas técnicas você mais gostou?

 

William Cury

 

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