William Cury: Como ser um líder por comportamento?

Ser um líder é uma habilidade cada vez mais exigida dentro de uma empresa, mas ser líder não é uma matéria que ensinam na faculdade ou na escola.

Ou uma fórmula que se replicada sempre vai dar o resultado esperado.

Isso porque quando alguém é líder, é porque está liderando alguém, ou seja, tem mais pessoas envolvidas. E quando tem seres humanos envolvidos entram muitas variáveis.

Mas qual é a regra para ser um bom líder então?

Não existe uma regra exata para ser um bom líder, tudo é muito subjetivo.

E, não confunda ser subjetivo com aplicar as regras da empresa. Isso é fazer cumprir as regras e não ser um bom líder.

Um bom líder é aquele que não faz cumprir as regras, convém para todos fazer as regras porque entendem a mensagem que a líder passa e o objetivo que ele quer levar todos, e cumprir essas regras é parte dos passos para chegar no objetivo.

Então todos os liderados seguem o que o líder direciona, porque eles confiam no que ele diz. E é essa confiança, essa crença que faz do líder objeto de desejo de muitos empreendedores que só sabem chefiar da velha maneira “manda quem pode, obedece quem tem juízo”.

Para ser um bom líder, você não deve buscar as regras, você deve buscar os fundamentos.

Fundamentos são mais profundos, são a fundação, onde está instalado na base e que tudo que vier em seguida está apoiado nessa base.

Acredito muito nos fundamentos que se provam no tempo, ou seja, ao resistem ao tempo e se mantêm atualizados e usuais.

Um deles é o Bom, Belo e Verdadeiro.

Conceito da idade média. Representa o que o homem deve buscar como alimento do corpo, da mente e da alma. É a tríade que representa os valores fundamentais do ser humano.

“Os ideais que iluminaram o meu caminho são a bondade, a beleza e a verdade. ” Este tripé está relacionado com Corpo- Alma – Espírito, tudo que vivencio no corpo físico deve ser bom, o corpo busca a sensação do que é bom; a alma busca a beleza, o belo em tudo e o espírito busca a verdade. – Albert Einstein

Por minha definição.

O Bom: é aquilo que nos faz bem. Que nos cerca e que nos faz bem e como nós fazemos bem para aquilo que nos cerca. É a nossa ética, congruência com as quais devemos permear nossas atitudes.

O Belo: é aquilo que encanta, traz consigo o conceito de estética, intimamente ligado com o que é bom. É aquilo com o que nossa alma se sente alimentada. Que se representa em forma de arte.

O Verdadeiro: é como nos relacionamos, com a verdade dos homens, com aquilo que já foi visto como falso ou verdadeiro, com o que foi estudado e analisado. Que se representa do ponto de vista filosófico e científico.

E como tudo isso se aplica a ser um bom líder?

Seja o Bom líder, não por bondade, mas por criar um ambiente bom para estar, por se comunicar de uma forma boa com clareza e imparcialidade.

Faça sua relação com as pessoas, para entregar a sua parte mais Bela. Aquela que deixa as pessoas ao seu redor nutridas pela alma. Seja pela forma que você apresenta a ideia para o time ou pela maneira que você os acolhe, mostre faça com beleza.

E seja, faça e aja com verdade.

Verdade com os seus fundamentos, verdade com seus valores, com os valores da empresa e com os acordos estabelecidos.

Essas não são regras que fazem você ser um bom líder.

São fundamentos para você ter uma Mente Empreendedora!

William Cury

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagem: Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens