Fábio Muniz: Agarre a alegria e o riso que estão do teu lado!

Bom dia meus queridos amigos,

Agarre a alegria e o riso que estão do teu lado! Isto mesmo…

E você me pergunta: “Fábio, o que você quer dizer com este título na coluna de hoje?”

Eu quero dizer que quando a alegria do encontro está do teu lado, agarre-a!

Quando você está brincando com o teu filhão e ele começa a rir, ria com ele!

Quando você se senta com um amigo para tomar café, não se distraia, aproveite este momento e faça dele uma memória eterna…

Ora, a vida é imprevisível e quanto mais eu a vivo, eu percebo o quão complexa ela é.

Talvez apenas eu sinta esta complexidade…

Eu sei que você também a vê e sente, pois somos iguaizinhos de carne e osso e habitamos no mesmo planeta com as discrepâncias e paradoxos inevitáveis tanto quanto as imprevisibilidades que “volta e meia” nos atropelam…

Isto posto, eu gostaria que você pensasse comigo o quanto a “religião” nos engana: Afinal, Deus se tornou commodities…

Deus se tornou moeda de troca, seguro de vida, seguro saúde, seguro contra incêndio…

Na realidade, o sol nasce para os justos e injustos, a notícia de um câncer, de um atropelamento, de uma morte súbita, de uma traição inesperada pode vir sobre bons ou maus. O fato é que a espiritualidade e a fé não nos dão a garantia de que tempestades existenciais jamais baterão nas nossas portas, mas nos dão a certeza que teremos força e perseverança enquanto atravessamos por cada uma destas tempestades…

A nossa casa e porto seguro estarão fundamentados na Rocha…

De modo que esta semana enquanto eu recebia notícias de pessoas que estão enfermas, outras desempregadas, outras buscando abrigo contra o COVID-19 que ainda nos encurrala com todas as suas variantes. E mais ainda: enquanto eu ouvia e lia as notícias do Afeganistão, eu sentia uma tristeza inacreditável.

De modo que eu olhava ao redor de mim e pensava como devemos agarrar as oportunidades que nos trazem esperança e alegria através de cada encontro humano, eu pensava em cada minuto e momento com um bom amigo, uma conversa gostosa com a minha esposa, uma risada com uma das minhas filhas, um texto no WhatsApp que me faz sorrir…

Quando Jesus nos diz que “basta a cada dia o seu mal” é porque a vida é dura e implacável. Simples assim.

Ora, a maior tentação que temos enquanto a vida passa pelos nossos dedos, e os momentos bons se aproximam de nós…

É deixar cada um destes momentos passar como se fossem “coisa alguma”…

Não os brindamos…

E assim, subitamente, nos damos conta que muito provável um processo de petrificação e cristalização iniciou-se no nosso coração. E assim, gradativa e paulatinamente, nos tornamos ingratos sem notar, sem perceber…

Os momentos de alegria e felicidade, não são muitos, portanto quando eles estão ao teu alcance, agarre-os porque como disse o sábio Salomão…

“Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer; antes que se escureçam o sol, a lua e as estrelas do esplendor da tua vida, e tornem a vir as nuvens depois do aguaceiro; no dia em que tremerem os guardas da casa, os teus braços, e se curvarem os homens outrora fortes, as tuas pernas, e cessarem os teus moedores da boca, por já serem poucos, e se escurecerem os teus olhos nas janelas; e os teus lábios, quais portas da rua, se fecharem; no dia em que não puderes falar em alta voz, te levantares à voz das aves, e todas as harmonias, filhas da música, te diminuírem; como também quando temeres o que é alto, e te espantares no caminho, e te embranqueceres, como floresce a amendoeira, e o gafanhoto te for um peso, e te perecer o apetite; porque vais à casa eterna, e os pranteadores andem rodeando pela praça; antes que se rompa o fio de prata, e se despedace o copo de ouro, e se quebre o cântaro junto à fonte, e se desfaça a roda junto ao poço, e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu” 

Em 2017 eu gravei um vídeo muito simples no Japão pensando nas imprevisibilidades da vida e o quanto sem perceber vamos nos petrificando, cristalizando, e nos tornando ingratos sutilmente. É um processo. Pare e pense se você já entrou nele. Você tem a chance de reverter este processo. O dia chamado hoje, é o dia para agarrar a alegria e a oportunidade de crescer no ser.

Fábio Muniz

Lyon, França

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagem: Freepik

2 respostas

  1. Estimado Fabio….Mais uma vez voce nos comove com a simplicidade da verdade com a qual voce nos anima para seguir em frente….É sempre bom fazer um pitstop aqui no Canal do Andreoli para sermos encorajados a seguir agarrando os nossos momentos de alegria ….Um grande abraço español.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens