Fábio Muniz: Como encontrar equilíbrio entre trabalho e lazer?

Bom dia meus queridos amigos!

Eu não sei para você. Mas, esta é uma das perguntas mais difíceis que respondemos.

Vamos fazer um rápido exercício? Você está preparado?

Pegue uma folha de papel e comece a somar o número de horas:

Quantas horas você trabalha por dia? Quantas horas você gasta se alimentando por dia? (café da manhã, almoço, lanchinho da tarde e jantar) Quantas horas você dorme por dia? Coloque também o tempo que você gasta para se arrumar, escovar os dentes, tomar banho, etc. Quantas horas você passa nas redes sociais?

Agora, sincera e honestamente, você me responda:

Quantas horas você passa com a tua esposa ou esposo? Quantas horas você passa com os teus filhos? Quantas horas estão sobrando para você fazer um hobby, ler um livro, ir para um café e curtir o momento sem pensar em nada mais…

Eu ficaria preocupado se você me dissesse que não sobra nenhum momento para você mesmo. Eu ficaria preocupado se o tempo que você passa com a tua esposa é o mínimo. Eu ficaria preocupado se o tempo que você passa com os teus filhos é nenhum ou quase nenhum.

Isto posto, eu devo honestamente confessar que é muito difícil conciliar o nosso dia a dia e encontrar equilíbrio entre trabalho e lazer.

Entre atividades on-line, reuniões e apresentações do nosso projeto, na última quarta-feira, eu intencionalmente desliguei o computador e levei as nossas meninas e a minha sobrinha para curtir Chicago: Parque Millenium e Navy Pier

De modo que dependendo do trabalho, esta equação trabalho e lazer, pode ficar mais complexa e quase impossível de ser matematizada. No entanto, eu e você somos senhores do tempo, eu e você somos senhores das nossas agendas, eu e você podemos aprender a dizer “não”, eu e você podemos intencionalmente encontrar maneiras para não procrastinar o que deve ser feito hoje. Eu e você podemos intencionalmente parar tudo o que é supérfluo, e portanto, escolher sentar e jogar UNO com os nossos filhos. E mais ainda: Parar tudo, e encontrar tempo para uma conversa serena com o teu esposo ou com a tua esposa.

O famoso “Bean” (Feijão) de Chicago!

Mães não estão encontrando tempo para fechar os olhos e sentir o coração bater. Homens de negócios se tornaram escravos de uma agenda interminável. Filhos não sabem fazer outra coisa senão passar tempo nas redes sociais. Maridos devem colocar as esposas nas suas agendas para encontrar tempo para um possível jantar romântico.

Eu sou apaixonado pelas narrativas dos Evangelhos. Eu fico fascinado ao ver Jesus passando tempo com as multidões, mas há momentos que ele está apenas com os chamados 12 discípulos. Eu fico fascinado quando encontro Jesus conversando apenas com 3 discípulos: Pedro, Tiago e João, mas há momentos que ele está sozinho. Ele escolhe estar sozinho e vai para o deserto. Ele escolhe estar sozinho e vai para algum lugar distante. O tamanho do seu “vai e vem”, e da sua rotina incluía gente, gente e gente, mas ele era senhor da sua agenda tanto quanto do seu tempo.

Eu vim aos Estados Unidos para trabalhar. Muitos dos meus amigos na Europa estão de férias. Eles imaginavam que estaríamos de férias por 2 meses. O fato é que entre uma agenda de reuniões, apresentações dos nossos projetos por todos os lados, cafés da manhã intermináveis, temos as nossas crianças que querem brincar.

Elas são crianças e querem lazer. Querem brincar.

Por exemplo: o nosso vai e vem é tão alucinante que recentemente eu participei de um almoço em Santa Bárbara, Califórnia. Todos já haviam terminado de comer. Eu era o último. Alguém me disse: “Fábio, tenho duas perguntas. A primeira pergunta é se você gostaria de seguir comendo antes de eu fazer a segunda pergunta”.

Torre Willis é o edifício mais alto de Chicago e do estado de Illinois: com 442 metros de altura e 108 andares, nós aproveitamos para ver Chicago das alturas!

Ora, eu estou dizendo isto porque na semana passada acordei e decidi pegar a Sophia, a Júlia, a minha sobrinha que nos visita, e liguei para o meu sogro que mora em Chicago. Eu decidi ir para o centro de Chicago e brincar com elas, e passar o dia com o meu sogro também. Eu decidi que passaríamos a manhã e a tarde conversando, passeando e que intencionalmente eu estaria presente em cada conversa e atividade.

O vovô da Sophia e da Júlia também entrou na pausa do trabalho e no ritmo das brinca-deiras das crianças!

Eu sei.  Este processo não é uma tarefa fácil porque as nossas mentes navegam por um milhão de lugares, e por um milhão de atividades que ainda estão na agenda e devem ser cumpridas. Todavia, a necessidade humana, emocional, espiritual e psicológica de encontrar equilíbrio entre trabalho e lazer segue latejando. Nós todos devemos encontrar tal equilíbrio!

Vista de Chicago e do lago Michigan do ponto mais alto da cidade.

Caso eu e você não escolhemos parar e proporcionar o equilíbrio que os nossos corpos demandam, os nossos corpos vão parar e não teremos outra escolha a não ser parar!

Eu espero que você encontre tempo para você mesmo. Eu espero que você encontre tempo para os teus filhos, para a tua esposa. Eu espero que você encontre tempo para parar.

Depois de encontrar equilíbrio entre o trabalho e o lazer, este é o resultado que qualquer pai ou mãe espera: crianças cansadas e prontas para dormir!

Aliás, você se surpreenderá ao ver que depois de uma pausa, depois do equilíbrio ter sido estabelecido, a produtividade do teu trabalho, a tua criatividade, e o teu humor estarão em um lugar infinitamente melhor do que antes.

Até a próxima.

Fábio Muniz

Chicago, Illinois.

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

 

Imagem 01 : ICF – International Coaching Federation

Imagem 02: Meu bolso em dia

Imagem 03 a 08: Arquivo pessoal do colunista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens