Fábio Muniz: Uma homenagem, uma palavra de gratidão…

Meus amigos queridos, bom dia!

Eu peço permissão a todos vocês porque hoje eu gostaria de usar a minha coluna para fazer uma singela homenagem para a minha esposa que fez aniversário na quarta-feira passada.

Portanto, parabéns Johnna. Muitas felicidades e muitos anos de vida!

Happy birthday to you, happy birthday dear Johnna, happy birthday to you!

Pois bem, se você tem lido a minha coluna semanalmente, você já percebeu que já escrevi um pouco de como eu e a Johnna nos conhecemos, um pouco da nossa jornada, um pouco dos nossos projetos e um pouco da nossa vida com as nossas duas meninas.

                                                                 Johnna, Sophia e a Júlia

Uma das características da minha esposa que me fascina é a sua alegria. Aliás, foi uma das virtudes e qualidades mais marcantes que ficaram comigo quando nos conhecemos. E mais ainda: a sua alegria contagia a qualquer um que está ao seu lado. Nestes dias ela tem ensinado para a Sophia e a Júlia o valor inegável da gratidão…

Gratidão pelo pão nosso de cada dia. Gratidão pela água que temos para beber. Gratidão pela família. Gratidão por simplesmente estarmos juntos. Gratidão pela oportunidade de ir à escola…

Gratidão pela vida…

Você sabia que diariamente morrem 25.000 pessoas com fome no mundo? Você sabia que 785 milhões de indivíduos, 1 em cada 9 pessoas, não tem acesso a água potável? Você sabia que há aproximadamente 80 milhões de refugiados no planeta que são pessoas forçadas a deixar as suas famílias, casas e países, culturas e possivelmente

um certo conforto devido à qualquer tipo de perseguição política, de natureza religiosa ou provavelmente por questões de guerra?

Eu vejo toda hora gente que tem absolutamente tudo. Gente que está cercada de pais brilhantes. Gente que nada em um mar de oportunidades. Gente saudável e com energia.

Gente que sabe que “querer é poder”, mas que pelos motivos mais diversos e variados escolhe…infelizmente… “não querer.”

Gente que a falta de gratidão se tornou um mal crônico e o deixa amargo. É uma mãe que tanto quis ser mãe, mas hoje se dá conta que deve fazer malabarismos para dividir o seu tempo entre ser mãe, esposa e empresária. De modo que sutilmente a gratidão de ser mãe começa a esvanecer…

É um jovem que tanto quis e começa a trabalhar, mas se dá conta que o ambiente de trabalho é hostil, gente com inveja, gente com garras de competitividade. De modo que gradativamente ele se deixar vencer, e a gratidão pela oportunidade de começar uma carreira começa a fugir das suas mãos…

Você conhece alguém que acorda pela manhã e já se encontra de mal humor? Você conhece alguém que é incapaz de olhar para a vida com o mínimo de positividade? Você conhece alguém que quando faz sol, deseja a chuva. No entanto, quando chove, deseja que faça sol…

Isto posto, estes parágrafos simples me fazem lembrar de Nelson Mandela que certa vez disse: “Uma das mudanças mais difíceis não é mudar a sociedade – mas cada um mudar por si.”

Quais são as dificuldades que você está encarando hoje? Quais são as tristezas que estão entrando na tua existência sem pedir permissão? Qual é o desassossego do teu coração que está roubando a tua serenidade e a gratidão do teu ser?

Ora, eu comecei falando da minha esposa e do seu aniversário. Em agosto celebraremos 10 anos de casados. No entanto, nos conhecemos há 13 anos. Vivemos tudo muito intensa e intencionalmente desde o início. Parece que nos conhecemos há décadas…

Em uma destas “páginas” da nossa jornada, era impossível mudar o fato de estarmos geograficamente distantes. Ela estava em Waterloo, Bélgica e eu morava em Barcelona, Espanha. Nunca tínhamos ido ao cinema juntos. Tivemos a brilhante idéia…

– “Johnna o que você acha de assistirmos o novo filme do Nelson Mandela, Invictus?” Eu lhe perguntei em uma das centenas de vezes que conversávamos via Skype.

– “Claro. Acaba de sair! Eu gostaria muito. Mas como faremos?!” Ela me pergunta extremamente animada, mas consciente que fronteiras e distâncias nos separavam.

– “Bem, eu tenho uma idéia. Você topa?” Eu lhe disse.

– “Qual idéia?!” Ela me pergunta curiosa.

– “Eu verifiquei que o filme Invictus passará no cinema em Barcelona às 15:00h. De modo que em Bruxelas, há uma sala de cinema que passará o mesmo filme às 15:30h”. Eu continuei enquanto ela tentava compreender aonde é que eu chegaria…

– “Pretenderemos que estamos um do lado do outro:-) E assim que terminarmos o filme, voltamos para a casa, fazemos outra chamada via Skype e conversamos sobre a nossa experiência…”

Não preciso dizer que até hoje me lembro da tal experiência. Comprei pipoca. Comprei uma coca-cola. Escolhi um lugar confortável para assistir ao filme. Um lugar confortável para “nós dois” enquanto pretendia e imaginava que a Johnna estava ao meu lado durante toda esta aventura a distância…

Olha só. Gostaria imensamente de te dizer que há coisas que são inalteráveis, e por isso a mudança deve acontecer dentro de cada um de nós.

Gostaria imensamente de te dizer que há coisas que no momento são inalteráveis, mas elas serão alteradas. Tenha paciência. Lute. Persevere. Espere em silêncio. Seja criativo…

E mais ainda: não deixe a ingratidão fazer de você um ser impermeável e mal humorado.

Não deixe a ingratidão tomar conta de ti e fazer você perder a oportunidade de abraçar os teus pais com doçura, brincar com as tuas filhas com leveza, beijar o teu esposo com carinho e viver a vida com gratidão.

Deus nos dá a oportunidade de viver um dia de cada vez…

Deus nos dá a graça de abraçar cada manhã como se fosse um novo começo.

Bom dia!

Hoje é o dia que você eu eu podemos começar a ser gratos pelas mínimas dádivas de Deus…

Você pode fazer isto?

Devido à pandemia podemos reunir no máximo 6 adultos. Fizemos uma supresa para a Johnna. Nos reunimos para um piquenique no Parc de la Tête d’Or em Lyon.

 

A Sophia e a Júlia foram brilhantes. Elas me ajudaram a comprar um livro bem divertido para a mamãe, fizemos juntos o café da manhã surpresa, e me ajudaram a organizar quietinhas mantendo o segredo do piquenique no parque:-) Saiu tudo como planejado:-) Good teamwork!

 

Até a próxima semana.

 

Fábio Muniz

Lyon, França

 

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagens: Arquivos pessoais do Colunista

6 respostas

  1. Maravilhosa visão de esperança e otimismo par esses dis de crise. E vou seguir a dica do Fabio, sendo grato! Obrigado Andreoli pelo portal, obrigado fabio Muniz pelo artigo, e obrigado Senhor Deus por mais um dia. Xô ingratidão..Xô amargura e mau humor !!! Forte abraço.

  2. Obrigada Fábio!! Que artigo bonito!!! Thank you for the birthday wishes from everyone. It was a wonderful birthday with many surprises from the girls and Fábio – we had a great time. I remember when we saw Invictus “together”… but funny how memory works… I remember seeing it first in Belgium and then you saw it in Spain and I was texting you to tell you which character was playing the position I played in college. At least we remember it was the same movie! ha ha So grateful to know you, love you, and to read your column every week!!!

  3. Cada dia mais precisamos ser agradecidos a Deus e a todos que fazem parte da nossa vida, o dia a dia atribulado nos impede muitas vezes de agradecer, mas precisamos ter em mente que Deus nos dá tudo mesmo sem merecermos, GRAÇA.
    Continue escrevendo e Feliz Aniversário pra Johnna !

  4. Q bonita a historia de vcs!Adorei a parte do cinema, bem criativo!A Joh deve ter amado a surpresa! Sim, temos muito que ser gratos! Cada amanhecer ja e uma dadiva de Deus! Nessas epocas entao, de tantas mortes e tristezas! Obrigada Fabio pela linda materia! Joh happy belated!God bless you!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens