Taizé: Um projeto da Fusão Cultural na comunidade ecumênica

Bom dia meus amigos queridos,

Você já ouviu falar da quantidade de guerras religiosas entre cristãos católicos e protestantes por toda Europa?

Provavelmente você saiba das guerras entre muçulmanos e cristãos, as chamadas cruzadas. Provavelmente você saiba das guerras entre católicos e protestantes na Irlanda. Você conhece a história trágica entre católicos e protestantes, a horrorosa Noite de São Bartolomeu?

Pois bem, a Noite de São Bartolomeu foi um evento trágico que ocorreu em Paris no dia 24 de agosto de 1572. Eu já escrevi sobre este assunto no portal do Andreoli, inclusive sobre a perseguição cruel e oficial do rei católico Luís XIV contra os protestantes franceses, chamados huguenotes. Muito triste!

A Sophia na semana passada puxou este assunto, pois ela está estudando na escola todos estes capítulos horrorosos de perseguição religiosa, e as múltiplas guerras entre católicos e protestantes na França. O que a minha filha não sabia era que eu tinha um sonho quando chegamos na França. E qual era este sonho? Um dos meus sonhos era desenvolver um projeto de levar um grupo de pessoas ao Taizé.

Taizé em imagen

Você já ouviu falar do Taizé?

Ora, o Taizé está ao lado de Lyon, aproximadamente 1h e 15 minutos de carro. O Taizé é uma comunidade ecumênica cristã fundada em 1940 pelo irmão Roger Schutz. Os números e estatísticas falam de quase 100.000 pessoas que visitam o Taizé por ano! Você pode imaginar este número de visitantes dentro de uma comunidade de monges que buscam silêncio, oração e meditação?

Eles estão acostumados e apreciam a sede existencial destes indivíduos por uma experiência espiritual. No verão, são aproximadamente 3.000 jovens de toda a Europa! Levando em consideração que a França é um dos países mais seculares e ateístas do mundo, este número é chocante.

 

E quem era o irmão Roger?

O irmão Roger foi um suíço protestante, mas ainda que ele tivesse uma trajetória protestante, o local se tornou um encontro ecumênico entre católicos, protestantes e ortodoxos.

Linda experiência de um grupo multicultural composto pelos países da França, Nigéria, Brasil, Holanda e Estados Unidos.

De modo que neste fim de semana eu tive a oportunidade de liderar o meu primeiro retiro espiritual no Taizé. O grupo era pequeno, mas rico na sua multiculturalidade e diversidade com respeito a tradição cristã. Tivemos a oportunidade de conversar com um dos irmãos que moram na comunidade e fazer muitas perguntas. Visitamos a igreja ao lado do Taizé onde o irmão Roger está descansando. O fundador da comunidade, irmão Roger Schutz, foi assassinato no dia 16 de agosto de 2005 durante uma cerimônia de oração na igreja do Taizé, aos 90 anos de idade.

Ao lado da comunidade Taizé encontra- se uma pequena, mas charmosa Igreja de arquitetura romanesca do século X onde o irmão Roger organizou muitos encontros ecumênicos. É no cemitério da própria igreja que ele foi sepultado.

Isto posto, voltando para a minha conversa com a Sophia. No sábado quando eu estava pronto para ir ao Taizé eu lhe disse o quanto o meu trabalho tem a ver com a reconciliação entre católicos e protestantes em Lyon. E mais ainda, tem a ver com o fato de ser uma ponte entre diversas tradições cristãs por toda a Europa. De modo que muito do que eu e a Johnna temos feito nestes últimos 5 anos em Lyon está baseado no mesmo discurso e princípio ensinado pelo irmão Roger: a reconciliação e a unidade cristã.

A oportunidade de conhecer e falar com um dos irmãos e monges do Taizé: irmão Jean.

 

Tivemos ainda a chance de visitar a cidade medieval de Cluny onde abrigou milhares de monges da ordem de São Bento. A Abadia foi construída no século X!

Eu espero que no teu contexto você possa abraçar este princípio de tolerância e respeito. Eu espero de todo o meu coração que você entre os teus vizinhos, entre os teus amigos e colegas de trabalho, seja uma “luzinha” de paciência para iluminar e se tornar uma ponte de reconciliação entre partes quebradas e machucadas pela ignorância, e muitas vezes, esmagadas pelo fanatismo religioso.

Johnna e Fabio – Taize: Ubi caritas Et amor Ubi caritas Deus ibi est

Boa semana a todos e até a próxima!

Lyon, França

 

 

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagens: Arquivo pessoal colunista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens