Uma linda e simples lição de perseverança

Bom dia meus queridos amigos,

Você é alguém que persevera? Você é alguém que não desiste mesmo que as coisas parecem que não estão indo como foram planejadas?

Quem me conhece sabe que todos os dias eu procuro enxergar lições lindas e simples enquanto eu converso com as minhas filhas e brinco com elas. Na realidade, as crianças têm uma capacidade brilhante de viver a vida com entusiasmo, não estão preocupadas com o amanhã, vivem o “aqui e agora”, e possuem uma perseverança inimaginável.

Pois bem, segundo o dicionário perseverança é a qualidade da pessoa persistente, de quem não desiste jamais. Esta pessoa tem a capacidade de insistir, tem constância e segue na busca de realizar o seu sonho.

Dito isto, eu gostaria de escrever esta semana sobre a capacidade da Sophia, a minha filha mais velha de quase 10 anos que torceu o tornozelo e tem me mostrado uma perseverança inspiradora.

Ela não desiste. Ela segue. Ela não reclama ainda que a sua rotina tenha mudado radicalmente. Ela, sobretudo e apesar das circunstâncias, não mudou o seu bom humor.

Ela segue sorrindo. Ela segue fazendo as suas atividades. Ela tem me ensinado que a vida traz a sua imprevisibilidade, e nós devemos aceitar o “não controlável” e perseverar.

Sophia na frente da escada que ela sobe e desce todos os dias na sua escola.

Há quase duas semanas, enquanto a Sophia fazia exercícios de ginástica, ela aterrizou em um dos seus saltos e torceu o seu tornozelo. Não é a primeira vez que ela tem uma lesão desta natureza. Não é tampouco a segunda vez. Por isso, a minha admiração ao ver ela com as muletas abrindo o seu guarda-roupa para se trocar, subindo e descendo escadas quando estamos no nosso prédio de casa, na escola, na igreja, ajudando a sua mãe a dobrar roupas, fazendo os seus deveres de casa sem perder a alegria e a gratidão.

Não faltou energia, motivação e alegria para a Sophia mostrar para a sua irmãzinha Júlia a classe onde ela estuda, e o caminho que ela percorre todos os dias para chegar até lá.

Eu vejo toda hora gente desistindo de procurar emprego porque receberam alguns “não” na primeira semana deste processo de busca de trabalho. Eu vejo toda hora gente reclamando e murmurando porque o carro quebrou, e nunca se deu conta de quanto a vida tem lhe presenteado por ter uma familia linda.

Eu vejo toda hora gente que pára no primeiro obstáculo. Gente que se rende. Gente que não termina um curso de Inglês. Gente que desiste de uma relação conjugal por diferenças mínimas. Não há diálogo. Não há vontade de lutar. Não há perseverança.

Eu converso com muita gente que desistiu dos estudos.

Sophia nos monstrou a sua escola na semana passada. Ela subiu e desceu o ônibus que é na realidade uma biblioteca.

Eu converso com gente que parece viver a crise do Lippy e Hardy. Vocês lembram deste desenho da Hanna Barbera? “Oh céus! Oh vida! Oh azar!”

Aliás, eu espero de todo o meu coração que esta mensagem simples possa gerar em você a força e a vontade de não desistir, de superar, e de perseverar contra o apesar de tudo.

A nossa tendência e natureza humana é de parar e desistir, de não insistir e deixar de lutar. No entanto, a perseverança carrega a qualidade que nos levará a uma maturidade indizível. Afinal, não crescemos como seres humanos sem as adversidades e experiências que a vida nos traz através das lutas e dificuldades.

Um boa semana a todos vocês!

Até a próxima.

Collonges-au-Mont-d’Or

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

 

Imagens: Arquivo pessoal do colunista

 

6 respostas

  1. Bom dia meu querido amigo.
    Como em todas as suas publicações sempre recebemos uma injeção de ânimo e de vida.
    Adoro receber todas, ler, meditar e orar para que essas lições sejam presentes em minha vida.
    Muito obrigada
    Estimo melhoras pra Sophia 🙏🏻🙏🏻 que logo esteja em pleno vapor 🙏🏻🙏🏻.
    Vc é benção por onde passa e para todos que tem o privilégio de te conhecer.
    Grande abç
    Pra Vc, Jô, Sophia e Julinha

    1. Obrigado, querida Gina.
      Obrigado pelas tuas orações e carinho por todos nós.
      Obrigado pela tua mensagem.
      Um beijo grande a todos vocês também.
      Boa semana!
      Fábio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens