Aparecida Miranda: Drogas na adolescência

Podemos classificar as drogas como substâncias que exercem ações no cérebro, capazes de provocar alterações comportamentais e químicas no organismo. O consumo de drogas é um fenômeno mundial e pode ser visto como um grave problema de saúde pública. Infelizmente, cada dia que passa, cresce o número de pais e educadores que precisam lidar com esse grave problema, as drogas. As pesquisas revelam que, no Brasil, a primeira experiência com álcool e o cigarro acontece por volta dos 12 anos, em seguida, está a experiência com a maconha e a cocaína por volta dos 14 e 15 anos, uma terrível experiência que pode levar ao vício,

A entrada de um adolescente no mundo das drogas é uma realidade que não escolhe classe social, podemos dizer que a droga está em todos lugares. Por isso, afirmo que é extremamente importante o diálogo entre pais e filhos, os educadores também têm um papel muito importante nesse contexto, orientar e dar apoio necessário para a prevenção, através de cartilhas, palestras e debates em sala de aula, pois a falta de diálogo, a desinformação dos pais, a falta de capacitação dos educadores e a inexistência de programas eficientes de prevenção ao uso de drogas, são questões que colaboram para o aumento deste problema. Adolescentes com baixa autoestima, tímidos, inseguros, com complexo de inferioridade, com dificuldade de se relacionar são mais propensos ao envolvimento com as drogas. 

O jovem em contato com as drogas pode apresentar diversas reações comportamentais, podemos destacar, por exemplo, a desinibição comportamental, perda da capacidade de crítica e de reflexos motores, fatos que contribuem para as principais causas de mortes entre o público jovem. 

Por isso, a identificação precoce do perfil psicológico e comportamental desse jovem é de suma importância para evitar o contato com as drogas. 

      

Gostaria de sugerir algum tema? Ficou com alguma dúvida? Escreva para aparecidamirandapsicologa@gmail.com

 

Até a próxima semana, com mais temas importantes para vocês!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens