Aparecida Miranda: A terapia cognitiva na mudança de hábitos

hábitos

Para manter um peso equilibrado e uma boa saúde, é necessário desenvolver hábitos saudáveis, criar uma rotina de exercícios físicos e ter uma boa alimentação. De acordo com o professor de Educação Física Anderson Maciel, os benefícios da atividade física vão muito além da estética em si; com atividade física, melhoramos a qualidade do sono, as dores articulares desaparecem, adquirimos maior vigor físico para as atividades diárias (correr, subir escadas, sentar, levantar, brincar com filhos ou netos), aumentamos a produção de hormônios como testosterona e GH, por exemplo, melhoramos a velocidade de raciocínio por conta de aumentarmos o fluxo sanguíneo e, visto que com o aumento do fluxo sanguíneo, mais oxigênio e nutrientes são levados para toda parte do nosso corpo, inclusive o cérebro. Mas, para que tudo isso aconteça, é de suma importância que a atividade física ande de mãos dadas com melhores hábitos alimentares.

Você deve estar se perguntando, como desenvolver hábitos saudáveis? Vamos lá, você pode manter um corpo magro e saudável pelo resto da vida, adotando a prática diária da atividade física e um plano alimentar equilibrado, aprendendo a fazer modificações na maneira de pensar e consequentemente mudando o seu comportamento. Para que isto aconteça, é fundamental estabelecer uma programação mental adequada, assertiva, com pensamentos funcionais.

A terapia cognitiva tem um papel importante na mudança de hábitos, pois ela trabalha com a correção dos pensamentos distorcidos. Esta abordagem baseia-se no conceito de que a maneira como as pessoas pensam, afeta o que elas sentem e o que elas fazem. Ela ajuda o paciente a identificar os pensamentos sabotadores e a responder a eles de maneira assertiva, o que o leva a se sentir melhor e a se comportar de maneira mais funcional. Através da terapia cognitiva, o paciente será capaz de resolver problemas práticos e psicológicos, e também aprenderá novos pensamentos e novas habilidades comportamentais.

É importante ressaltar que a mudança de hábitos não ocorre de maneira muito simples, já que um hábito é considerado uma escolha que em algum momento fazemos propositalmente e depois paramos de pensar a respeito, porém continuamos fazendo, ou seja, é uma fórmula que nosso cérebro segue automaticamente. Para reprogramar essa fórmula, precisamos fazer outras escolhas e o jeito mais fácil de fazer isso, é ter um plano, daí a importância da terapia cognitiva. Darei aqui o exemplo de uma programação mental positiva da qual trabalhei com o meu paciente: todos os dias no final da tarde o pseudo paciente Manoel tinha o hábito de ir a cantina encontrar os amigos e comer um chocolate. Neste caso, a deixa do meu paciente era por volta das dezessete horas ir à cantina, comprar um chocolate e conversar com amigos. Observei que na verdade a ansiedade não era pelo chocolate, mas sim por um momento de distração e uma oportunidade de socializar. Então, o plano adotado foi: todos os dias, às dezessete horas, Manoel iria andar até a mesa de um amigo e conversar por dez minutos, o resultado foi surpreendente: Manoel manteve a socialização e deixou de comer chocolate todos os dias no final da tarde, pois é através de pequenas mudanças, que conquistamos uma vida mais saudável, equilibrada e feliz.

Mude como você se sente, mudando a forma como você pensa!

Uma resposta

  1. Excelente!!!
    Parabéns e muito obrigada.
    Pratico atividades físicas regularmente e tento manter uma dieta saudável. Ao ler esse post, observei o quanto tenho me sabotado sem perceber. Desde distorcer minha imagem a beliscar continuamente alimentos nada nutritivos, que me dão uma sensação boa no momento e depois, me sinto péssima, desanimada e menos produtiva nas minhas ações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens