A estafa pode ser de origem física ou emocional e está associada a rotina de vida da pessoa. Conhecida popularmente como fadiga, a estafa física se caracteriza por dores musculares e cansaço físico ocasionados pelo excesso de atividades e má alimentação.
Está cansada? Atenção, não é frescura, o seu corpo fala, escute-o! Sabe aquele corre-corre da vida moderna, trabalho, marido, filhos, viagens, academia, sono interrompido? Essa correria pode desenvolver um desgaste físico, popularmente conhecido como fadiga. Na fadiga, o tratamento propõe uma mudança na rotina e na alimentação. Respeitar o limite do seu corpo e seguir as orientações médicas é fundamental para que essa estafa não evolua para um quadro de estresse, irritabilidade, baixa imunidade, hipotireoidismo, hipertireoidismo, anemia, depressão ou outras doenças.
Já a estafa mental, conhecida popularmente como desgaste mental ou fadiga mental, é caracterizada pela alteração do sistema nervoso central. Ocorre em função do excesso de responsabilidades e preocupações acumuladas que provocam um desgaste metabólico e mental. Neste caso, dar uma pausa para relaxar e refletir sobre o estilo de vida é uma excelente opção. Fazer algumas mudanças na rotina é fundamental para se ter uma vida mais saudável e feliz!
Na estafa mental, a fadiga é maior e o prejuízo também, neste caso, o cansaço é inevitavelmente maior e o paciente pode sentir dor física, sendo afetado de forma física e psicológica. Se não for tratada, pode evoluir para um quadro de depressão, ansiedade, irritabilidade, insônia, problemas na memória, angústia, baixa imunidade, tristeza e outras doenças.
Às vezes, uma pequena mudança pode lhe trazer grandes benefícios. Que tal começar a refletir agora sobre o seu estilo de vida? Você tem reservado um tempo para você? Como você administra o seu tempo? Como você usa as redes sociais? Você pratica alguma atividade física? Você dorme bem? Se alimenta bem? Como está sua vida afetiva?
Gostaria de sugerir algum tema? ficou com alguma dúvida? Escreva para aparecidamirandapsicologa@gmail.com
Até a próxima semana, com mais temas importantes para vocês!