Carol Ragozzino:  Saiba mais sobre o Esporão de Calcâneo

Na matéria anterior comecei falando da famosa dor na planta dos pés, a Fascite plantar. Para quem ficou curioso sobre o assunto ou até pensou que essa pode ser sua dor, saiba que existem outras causas de dor na planta dos pés, como o Esporão de Calcâneo.

Esporão quer dizer protuberância e Calcâneo é o nome do osso do calcanhar, onde está localizado o tendão de Aquiles (tendão do calcâneo), a fáscia plantar e outros tendões. Sua função principal é para suportar o peso corporal e distribui-lo ao longo da planta do pé até os dedos. 

A prevalência do esporão de calcâneo é maior em mulheres, é uma lesão onde há um crescimento anormal do osso do calcanhar, que se forma em baixo ou na parte posterior desse osso, próximo ao tendão de Aquiles. Sua característica é crônica e inflamatória, e a causa é por micro traumatismo que ocorrem por encurtamento na fáscia plantar ou dos tendões, exercendo grande tração nessa protuberância óssea, gerando a dor.  

Os sintomas são dor na região a baixo do calcanhar, relatado como uma facada, gera vermelhidão e inchaço, melhorando com repouso. Os fatores de risco para o esporão de calcâneo são:

  • Idade maior que 40 anos;
  • Pés cavos ou pés chatos;
  • Obesidade e sobrepeso;
  • Atividade física de impacto: corrida, dança, saltos;
  • Doenças como Fascite plantar, artrite reumatoide, entre outras. 

O tratamento conservador (Fisioterapia) apresenta ótimos resultados, que tem o objetivo de alívio da dor e inflamação, relaxamento da fáscia plantar, alongamento lento e progressivo. Recomendamos o uso de palmilha, compressa de gelo e usar sapatos confortáveis que tenham um bom sistema de amortecimento, principalmente na região dos calcanhares. A terapia por ondas de choque (ultra som) é um ótimo aliado, mostrando resultados positivos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens