Edson Andreoli estreia coluna fitness

Com certeza vocês já escutaram “isso é mais velho que andar pra frente” ou “tão fácil quanto andar pra frente”. Pois é, o simples fato de andar pode trazer inúmeros benefícios para sua saúde, principalmente se você for sedentário.

O simples movimento de se deslocar para frente (para quem não tiver limitação de locomoção) é o primeiro grande e importante passo para uma melhora na qualidade de vida. A caminhada ajuda a reduzir os níveis de colesterol e açúcar no sangue, além de ser uma atividade que não depende de mais ninguém, apenas de você.

Não podemos pensar na caminhada apenas como fator para melhorar seu exame de sangue, mas você ativa de forma mais enfática seus músculos inferiores (evitando, assim, uma possível atrofia muscular), melhora seu emocional (pois irá lhe proporcionar novas imagens e novos desafios), melhora circulação sanguínea, ajuda no controle do peso, previne osteoporose e o resultado disso tudo é um prazer e uma sensação de bem estar que mudará sua qualidade de vida a médio prazo.

Dicas para melhorar sua caminhada:

  • Se quiser, convide alguém para ir junto;
  • Coloque fone de ouvido e vá escutando algo que lhe motive;
  • Procure locais com muitas árvores e que seja um cenário bonito para seu treino;
  • Faça de forma ininterrupta por 30 a 45 minutos (tempo varia conforme condicionamento), mínimo 2 a 3 vezes na semana;
  • Se possível adicione pequenas subidas no seu trajeto, de forma que a respiração acelere um pouco (aumenta o gasto calórico e exige mais do seu sistema cardiorrespiratório);
  • Tronco ereto, atenção na postura sempre;
  • Roupas e calçados confortáveis são muito importantes;
  • Alimente-se antes (de forma saudável e leve) e hidrate-se antes e durante (aproximadamente 250 mL antes de iniciar e a cada 30 minutos);
  • Evite horários muito quentes e passe protetor solar.

Claro que a atividade física, como uma caminhada, por exemplo, só lhe trará resultados significativos aliada a uma alimentação saudável e feita por um nutricionista.

Antes de iniciar qualquer atividade física consulte um médico e veja se está apto a realizar a atividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens