Fitness: Caminhada intervalada ajuda a emagrecer pessoas com diabetes

Não é de hoje que falamos em modificar a INTENSIDADE dos exercícios e sermos beneficiados com isso.

Porém a intensidade pode ser manipulada até mesmo em uma caminhada, sem necessidade de correr ou dar tiros. Obviamente que o condicionamento físico deverá estar de acordo com o tipo de manipulação, por exemplo, um corredor de 5 km terá pouca ou nenhuma adaptação positiva ao realizar uma caminhada mais ou menos intensa.

Estamos falando de pessoas que praticam a caminhada sem corrida e sendo assim o estudo abaixo mostra um resultado positivo para esse público.

A caminhada intervalada (variar a velocidade e se possível a inclinação) é excelente possibilidade de exercício para diferentes contextos! Por exemplo, estudo controlado randomizado (aleatório) realizado por Karstoft envolveu pessoas com Diabetes em três grupos diferentes

1) Controle
2) Caminhada Contínua
3) Caminhada Intervalada

Os grupos que fizeram caminhada realizaram 4 meses de atividades, com 5x/semana, 1h/sessão – uma prática bem comum entre pessoas com ~60 anos (média etária do estudo), e que fazem caminhada!

Os dois grupos que caminhavam realizavam média de 11 mil passos por dia, o gasto energético total dos dois grupos também foi semelhante, a intensidade média, com base na frequência cardíaca, também foi a mesma entre os grupos, perto de 66% da frequência cardíaca máxima.

Note que os parâmetros médios eram muito semelhantes, a diferença é que o grupo que fazia caminhada intervalada passava um tempo de esforço em intensidades mais altas (andar mais rápido e/ou inclinado), e um período subsequente em intensidades mais baixas que a média do grupo que fazia caminhada contínua, alternando as intensidades ao longo da caminhada.

Após 4 meses de atividade, resultados que valem a pena serem destacados:

A Caminhada intervalada reduziu colesterol LDL, colesterol total e a insulina basal! Adicionalmente, foi observada melhora substancial na sensibilidade à insulina, e controle da glicemia!

Massa corporal:
Caminhada contínua reduziu de 88 para 87 kg.
Caminhada intervalada de 85 para 80,7 kg

Gordura corporal:
Caminhada intervalada de 28,8 kg para 25,7 kg
Caminhada contínua ficou em 28 kg e não mudou!

Lembrando: ambos os treinos com o MESMO gasto energético e a MESMA frequência cardíaca média. Ou seja: um pequeno ajuste no modo como as pessoas caminham gerou ELEVADO impacto metabólico e na composição corporal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens